Mapeamento em Danças Urbanas

Apresentamos, a seguir, o resultado do mapeamento em danças urbanas dos grupos, dançarinos e coreógrafos da cidade do Rio de Janeiro, de acordo com nossa pesquisa dentro do projeto Giroblack. O levantamento contém 252 verbetes. Deste total, 38 são de grupos, companhias e coletivos de danças urbanas. Os outros verbetes são de dançarinos e coreógrafos.

Afonso @ari_roward
Dançarino
Integrante da @novelbalance.


Agatha Alves   @htha.jmcxs
Dançarina, produtora Cultural
Dançarina de dancehall .



Alan Santos   @alan_santos_dl
Dançarino
Integra o grupo de Extensão do Solar Meninos de Luz. Pratica hip hop e balé.  Já praticou jazz e sapateado.


Alanys Silva   @alanyssilvasantos
Dançarina
Dança no Centro Artístico Daniela Marcondes e no grupo Projeto Cypher.


Alannys Pereira   @alannys.pg

Dançarina
Integra a Jordan Company.


Alef Lima   @alef_lima08
Dançarino
Começou a dançar aos quatro anos. Incentivado pela tia que dava aulas de dança num projeto social, começou a praticar urbanas. O diretor da companhia de danças urbanas da Movimento Underground, João, o convidou a integrar o grupo e Alef aceitou o convite, fazendo parte do grupo desde então.


Aline Vasconcelos   @alinekely2014
Dançarina
Integrante da companhia Originais do Charme. Aprendeu a dançar muito pequena com a tia, que era bailarina. Conheceu o charme aos 12 anos, numa festa de rua. Começou a frequentar os bailes charme com 14 anos, portanto, é charmeira há 30 anos. Nascida no bairro de Cascadura, agora é dançarina profissional (tem DRT). Afirma que a dança desperta felicidade e satisfação, liberta sua alma e a faz sentir leve. É professora da rede privada.


Alline Borba   @allineborba_
Dançarina, professora
Licenciada em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna (FAV) @angelvianna_efav. Professora da Escola de Dança Vânia Reis, em Realengo @_escoladedancavaniareis e do Studio de Dança Com-Passos, em Quintino @sdcompassos. Integra a @gamadancecrew e o programa de mentoria @projetoindicativo.


Álvaro de Souza   @alvarim_novo
Dançarino
Integrante da Eagles Dance Crew @eaglesdancecrew.

 
Amanda Paixão   @amandatpaixao
Dançarina, coreógrafa, professora
Dançarina da companhia Uscom @uscom_. Dá aulas no @studiodedancajalilahs (estúdio em Olaria) e no @centrodeartes_meier.


Ana Sindy     @anix.silva
Dançarina
Integra a LXM Company @lxmcompany.



Anani Reis   @laalabitch
Dançarina, coreógrafa
Anani é baiana. Iniciou sua carreira artística no Rio de Janeiro, em 2014. O que a trouxe ao Rio foi a sua graduação em Dança – Licenciatura, pela UFRJ. De 2015 para cá, vem colecionando trabalhos importantes. Abriu o Réveillon da Anitta, dançando com o DJ Tucho. Estrelou um musical chamado Rio Baile Show, com direção de Rui Cortez e preparação vocal de Alexandre Elias. Gravou comerciais para Skol, Globo, Prefeitura do Rio de Janeiro, Telesena e Vigo. Participou do programa Amor & Sexo, em 2017. Integra a Casa de Cosmos, coletivo Ballroom, desde 2020, sendo UP Coming Legend Godmother Sereia Cosmos.


Andrea Gomes @andreacristinagomes.gomes.5
Dançarina
Integrante da companhia Originais do Charme. Moradora de Vila Valqueire, aos 45 anos, tornou-se dançarina profissional. Sempre dançou em bailes, nas festas com familiares e amigos. Afirma que ama quando é chamada de charmeira. Costuma falar que charme é sua terapia. É bacharel em Direito.


Andrew Moura   @reborndrew  
Dançarino, coreógrafo, professor, pesquisador
Graduando em Licenciatura em Dança e Pedagogia. Trabalha com dança há 16 anos. Atualmente, está imerso nas expressões corporais voltadas para performances e shows de artistas mainstream. Seu propósito é utilizar a dança como uma ferramenta inclusiva de expressão e transformação, acessível a todos, independentemente de habilidades ou origens. Pretende criar programas que ofereçam oportunidades de aprendizado e prática da dança para pessoas de todas as idades, promovendo um ambiente de ensino que valorize a diversidade e o respeito mútuo. Além disso, idealiza oferecer formação profissional para aqueles que desejam seguir carreiras na dança, com cursos e workshops para intérpretes, coreógrafos, professores e gestores culturais. Iniciou seus estudos em 2009, no projeto MOV-ME, que oferecia aulas de danças urbanas totalmente gratuitas na cidade de São João de Meriti. Poucos meses depois, foi convidado a integrar a Cia. Municipal de Danças Urbanas – Meriti Urbano, onde foi premiado na categoria teens e adulto em festivais de danças urbanas no Rio de Janeiro. Em 2014, integrou o novo elenco do Projeto Arte Carioca Urbana e, ao longo de dez anos, pode colaborar como dançarino/bailarino, secretário, coordenador, coreógrafo, professor, ensaiador e diretor artístico. Participou de eventos como a mostra carioca Urban Charme e o Festival de Dança de Magé, além da produção de três espetáculos anuais.


Ângelo Porto   @vih_angels
Dançarino
Intensificou seus estudos em dança aos 18 anos. Atualmente, faz parte da Cia. Zona X Crew, na qual tem espaço para compartilhar suas vivências e se aprimorar. Faz aulas na Escola Norte Danse. Tem trabalho pessoal paralelo com coreografias para festas de 15 anos, no qual coreografa vários números.

 


Any Vitória   @ayvick_
Dançarina
Integrante do grupo @projetostreetflow.


Anny Gianoti   @anny_gianoti
Dançarina
Integra a @sdcbrasil e a @sdcbrasilcrew.


Art Bitches   @grupo_artbitches
Coletivo de dança
Coletivo de danças urbanas LGBTQIAP+ que defende a bandeira da diversidade.


Art Girls   @artgirls.girls
Coletivo de dança
É um coletivo só de mulheres que defende o empoderamento feminino. Trabalha com as modalidades dancehall, waacking, heels, que são as linhas mais voltadas para o feminino.


Áurea Dre   @aureadre
Dançarina
Iniciou formação em balé clássico aos três anos no grupo de dança Danseuse. Concluiu a formação aos 16 anos.  Em 2020, foi aluna da escola de dança Pas de Deux, onde estudou jazz e danças urbanas por um ano. Em 2023, estudou jazz na escola de dança Lamarcas por seis meses, ampliando ainda mais suas experiências na área. Em 2024, entrou no projeto social Project UFRJ, liderado por Thamires Nunes. Participa de aulas com professores renomados nas áreas de jazz funk, danças urbanas e heels. Também em 2024, passou a integrar o coletivo Zonax Crew, onde a cultura do funk e das danças urbanas são promovidas. Além da dança, tem experiências com teatro e canto, o que agrega muito em sua dança.


Aysha Gleika   @a_gleika
Dançarina
Começou sua trajetória na dança aos dois anos no projeto de aulas de balé Dançando Para Não Dançar. Depois começou a dançar na escola Solar Meninos de Luz, com aulas de jazz e balé. Este ano por meio do Studio de Danças ValorArt, conseguiu uma bolsa para fazer aulas de contemporâneo acrobático. Desde 2023 integra o Grupo de Extensão- Solar Meninos de Luz, dirigido por Dany Possidônio.



Beatriz Chize   @beatrizchize
Dançarina
Dançarina de danças urbanas e atriz. Possui DRT.


Beatriz Santos   @beea_278
Dançarina
Faz parte do grupo da Zona X Crew. Faz aulas de jazz funk, charme e já dançou new jack swing também. Integra um projeto de dança no Tardy Studio.


Bia   @cbrlliz
Dançarina
Integra o grupo Cypher. Começou a dançar em 2022, no Steps Estúdio, na modalidade de K-performance.


Bgirl Ana (Ana Raquel Pereira Mesquita)    @bgirl_ana
Dançarina, coreógrafa, professora
Artista independente, professora de breaking. Ativista do movimento hip hop. É agora atleta independente. Ana é bi-campeã da Red Bull Bc One cypher (2021-2023), campeã brasileira universitária (JUB’s 2023), Top 8 Bgirls do Brasil (2022-2023), de acordo com o ranqueamento nacional (@cnddbreaking), top 4 bgirls do Brasil (Red Bull  BC One 2023). Aprovou e produziu o primeiro encontro de mulheres do hip hop (@encontrodasminas_rj), na Cidade de Deus, no edital FOCA 2022. Realiza, por meio do breaking, atividades gratuitas e abertas como aulas e workshops, em diferentes lugares do Rio de Janeiro e do Brasil. Não possui espaços físicos para aulas regulares, porém promove encontros e eventos que têm como objetivo a troca, principalmente com mulheres e crianças em diferentes comunidades do Brasil.


Blessed    @ieu.daviixz

Dançarino
Integrante do grupo @zonaxcrew, após uma audição. Faz formação em dança no Centro de Artes da Maré.


Bruna Marmello @brunamarmello
Dançarina
Integra a LXM Company @lxmcompany. Ex-bailarina do projeto @forca_in_danca.


Bru Soares   @brusoaresfe
Bailarina, coreógrafa e professora
Proprietária do Studio H2 House. Professora residente do estúdio. Dança desde os 10 anos. Formada em danças acadêmicas (balé, contemporâneo, dança do ventre, jazz e dança de salão), além das danças urbanas. Já foi bailarina de grupos e trabalhou em clipes como: Ballet CocoMambo, Tv Holliúdy, DVD Evoluiu – Kevin O Chris, DVD Zezé Di Camargo. Participou da apresentação dos Pet Shop Boys, no Rock’n Rio 2017. Foi bailarina do Kevin O Chris e da DJ Ágatha. Hoje, trabalha mais especificamente com a dança heels, mesclando a técnica das urbanas com acadêmicas, tendo como referência, o jazz e o balé contemporâneo. Dá aulas regulares no Studio H2 House. Tem DRT de bailarina na modalidade dança do ventre.


Cafe  (Wanderson Constâncio dos Santos)    @cafeeh_photos
Dançarino, coreógrafo, professor
Modalidades de danças urbanas praticadas: hip hop, popping, locking, breaking. Tem DRT em danças urbanas. Foi professor da turma sênior de danças urbanas da Companhia de Arte Carioca Urbana. Participou dos eventos a seguir: espetáculo “Livro dos Sonhos” – Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia, 2017; espetáculo “Pan, circo na terra do nunca e os malabaristas do sinal vermelho” – Se essa rua fosse minha, 2017; mostra artística “Quem te viu, quem te vê”- Se essa rua fosse minha, 2017; espetáculo “Elementos em dança companhia”,  com direção da coreógrafa Alice Ripoll – Companhia de Dança Arte Carioca Urbana, 2017; espetáculo “Raízes do Nordeste” – Se essa rua fosse minha, 2018; Ato “Candelária Nunca mais” – Se essa rua fosse minha, 2018; Festival de dança “A Rua é Nós”- Se essa rua fosse minha, 2018; espetáculo “Filmes” – Companhia de Dança Arte Carioca Urbana-2018; Espetáculo “Aqua Loucos” – Se essa rua fosse minha – 2019; espetáculo High School – Companhia de Dança Arte Carioca Urbana, 2019; espetáculo online “Antrópicos” – Se essa rua fosse minha, 2019; espetáculo de dança “Princesas da Disney” – Cett Dance, 2021; espetáculo “Natal todo dia”- JT Estudio de dança, 2021; espetáculo circense “Realeza Imposta” –  Se essa rua fosse minha, 2023.


Camilla Antônio (Pudin)    @pudin.amassado_
Dançarina
Integra o grupo Conexão Element.


Carlos Henrique   @intercessaoprojeto
Coreógrafo
É diretor do projeto Intercessão. Trabalha informalmente no projeto social. Dá aulas regulares. Modalidades exercidas: samba, new jack swing, charme. Desde 2014, tem como função educar através da dança, da cultura e do esporte. E mostrar o potencial dos moradores de favela de qualquer idade ou gênero. O projeto Intercessão tem um composto de atividades voltadas para dança na comunidade como charme, kizomba e dança de salão, com professores voluntários qualificados. Todas as terças-feiras há aulas grátis para moradores ou visitantes. É localizado na Favela Para-Pedro, no Bairro de Colégio, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Surgiu com o objetivo central de diminuir a ociosidade dos jovens da favela, como ponte de apoio a seus familiares que, na maioria das vezes, trabalham e não têm tempo para estar com esses jovens. Além das atividades de dança, também há esporte (futebol) e arte em grafite. O objetivo do Projeto Intercessão é educar por meio da cultura e mostrar o potencial dos jovens sem distinção.


Carol Barbosa   @carobarbxb
Dançarina, professora
Começou a dançar com cinco anos de idade, passando por três estúdios de dança diferentes até chegar ao atual, o Studio Cream. Encontrou-se nas danças urbanas aos 15 anos. Desde então, não parou. Dá aulas atualmente no Studio de Dança Letícia Fernandes, em Bento Ribeiro, com uma turma kids e outra adulto iniciante. Já participou de concursos e mostras como: Vidança, Workdance, Urban Charme, Só Urbanas e o maior entre eles que é o Hop Hop District, juntamente com o seu grupo atual, o Gama Crew. Participou de eventos com grandes marcas como Adidas para uma nova coleção, Authentic Feet, junto ao grupo. Atualmente, é formanda de Educação Física, na Universidade Castelo Branco.


Carol Moraes
Dançarina
Formada em Danças Urbanas pelo Curso de Capacitação em Danças Urbanas (CCDU), no ano de 2023. A presentou-se no Mega Dance, em 2023, onde foi convidada a participar da apresentação do Bloco de Realengo. Hoje desenvolve um projeto social na área onde mora, para trazer um pouco mais de cultura àqueles que desejam ter acesso à arte, mas não conseguem por questões financeiras. Participa da companhia de dança do Malta Urbanize (@maltaurbanize). Possui DRT em danças urbanas.


Cavanha (Eduardo Reis)    @familiacavanha.7   @eduardoocavanha
Dançarino, coreógrafo, professor
Modalidade de danças urbanas: Freestyle (new jack swing). Foi campeão de vários festivais de dança dos anos 90, no Rio de Janeiro. A partir de 2003, seguiu carreira internacional com o Grupo de Rua de Niterói (GRN) por diversos países, como dançarino e coreógrafo. Ministrou aulas de danças urbanas em várias escolas e estúdios de dança pelo mundo. Foi campeão na categoria profissional, jurado e professor do Festival Internacional de Dança de Joinville. Trabalha no projeto Cultura e Arte para Todos, dando aulas na Ilha do Governador.


Celamar  (Marcela Cruz)  @celamar___
Dançarina, professora, coreógrafa
Iniciou seus estudos nas danças acadêmicas aos oito anos, tendo formação em balé clássico, jazz e dança contemporânea. Especializou-se na Miami City Ballet School. Após retornar ao Brasil, passou dois anos em Salvador (BA) para iniciar seus estudos em dança afro e danças folclóricas. A partir de então, iniciou sua carreira nas danças urbanas. Atualmente, reside no Rio de Janeiro. É professora e dançarina de artistas, tendo em seu currículo trabalhos com Anitta, Pocah, Alicia Keys, Xamã, Majur, Lucy Alves, entre outros. Dá aulas particulares e atua em projetos e espetáculos como coreógrafa.


Cesar Black (Cesar Maia Souza)   @_cesar_black_
Dançarino
Faz parte do grupo UCM (União dos Charmeiros de Madureira). Dá aulas, durante a semana, no Parque de Madureira, e ainda numa escola estadual no bairro de Oswaldo Cruz, onde há um projeto do Luiza Cultural para levar o charme e sua cultura para as escolas.

 
Celly Fiaux  @celly_fiaux
Dançarina
Iniciou em urbanas no projeto Arte Carioca Urbana. Principais mestres: Luan Soul e Dandara Corrêa. Participou em espetáculos integrados ao projeto A.C.U, com premiação de coreografias em grupo e premiação de primeiro lugar na categoria duo (Iagad). Foi bailarina em flash mob de Ludmila. Professora substituta na modalidade urbanas.


Clara Fiore   @mfioreee
Dançarina
Começou na dança em 2022, com hip hop. Logo depois, partiu para o jazz funk. Já fez parte de grupo de covers e atualmente integra os grupos Guilty e Artbiches.


Claryssa Reis   @claryssareis
Dançarina
Licencianda em Dança- UFRJ. Integrante da companhia @gamadancecrew.

 
Claudia Perelli   @claudiaperelli2020
Dançarina
Integrante da companhia Originais do Charme. Apesar de nascida e criada na Zona Norte, só entrou em contato com o charme há cerca de sete anos. Já dançava outros estilos. Fez aula de charme para ocupar um tempo de certa aula que não teria mais. E foi fisgada. Apaixonou-se nas primeiras aulas: pelo ritmo, pelos passinhos, pelas músicas, que conhecia e nem sabia que eram R&B. Segundo ela, o charme traz alegria. Segundo ela, o charme traz união. E sente-se renovada e revigorada após cada aula e cada baile. O charme proporcionou a descoberta de novos amigos e a realização de um sonho de juventude: fazer parte de uma companhia de dança.


Claudio Erikys   @erikysdance
Dançarino, coreógrafo
Trabalha com teatro musical e com as modalidades jazz, dança urbanas e balé.


Clarin Cia. de Dança   @clarinciadedanca
Companhia de dança
A companhia tem uma junção de artistas de origens e experiências diferenciadas, como capoeira, breaking, ballet e danças brasileiras, aglutinadas ao redor da ideia de experimentação em dança e cultura popular. É um grupo que desenvolve pesquisa em torno da dança popular contemporânea desde 2013. Foi criada por Kelson Barros.


Coletivo House Delas   @housedelascoletivo

Coletivo
Coletivo de mulheres voltado para cultura e dança house.



Companhia Art Dancing   @ciaartdancing
Companhia de dança
Especializada em ritmos urbanos e em dança charme e toda sua cultura. CEO: @marcelosalescharmeiro.


Companhia de Dança LXM   @lxmcompany

Grupo de danças urbanas


Companhia de Dança Uscom    @uscom_
Companhia
Companhia de dança que integra danças urbanas e contemporâneo.


Companhia de Street Dance da Escola de Dança Petite Danse    @petitedanse
Companhia de dança


Companhia Híbrida   @ciahibrida

Companhia de dança
Criada em 2007 e dirigida por Renato Cruz, a Híbrida é hoje uma das mais atuantes do Brasil. Recebeu diversos prêmios, como os Funarte de Dança Klauss Vianna, Fundo de Apoio à Dança, Fomento à Cultura Carioca, O Boticário na Dança. A Cia. já dançou em diversos festivais, mostras e temporadas por todo o Brasil e apresentou suas obras em vários países. Em 2017 e 2018, a Híbrida foi residente em Le CentQuatre, Centro Cultural situado em Paris. Em 2018, a Híbrida estreou Ininterrupto, através do Prêmio Iberescena, e recebeu o prêmio Cesgranrio de Melhor Espetáculo em 2019. Ainda em 2019, realizou importante residência de criação em Parc de La Villette (Paris) para criação de seu novo espetáculo, Contenção, considerado um dos melhores do ano pelo Jornal O Globo. Em 2022, teve suas duas estreias, Antiflow e Dança Frágil, realizadas por meio do prêmio FUNARJ de Dança. Já em 2023, realizou circulação pela cidade do Rio de Janeiro, viabilizada pelo Prêmio FOCA 2022, além de integrar a programação do SESC Pulsar e do SESI Viagem Teatral em SP. Em 2024, a Cia. Híbrida fez estreia internacional de Dança Frágil no Festival Danse Élargie, em Paris e apresentou-se na MID-SP. Por seis anos consecutivos, a Cia. Híbrida teve suas obras figurando na lista de melhores espetáculos de dança do jornal O Globo.



Companhia Urbana de Dança   @companhia_urbana_de_danca

Companhia de Dança
A Companhia Urbana de Dança é dirigida por Sonia Destri Lie. Hoje, é uma das mais conceituadas companhias do Rio de Janeiro. Realizando um trabalho minucioso de pesquisa das raízes culturais brasileiras e colocando este material em diálogo com as tendências contemporâneas da dança urbana, produz um material cênico e coreográfico riquíssimo e potente. Os espetáculos trazem as identidades de seus bailarinos, suas referências e atitudes, com um sotaque carioca, brasileiro e afrodescendente, ao mesmo tempo traduzível ao mundo, inserindo- se afirmativamente no que há de mais contemporâneo em dança urbana. Apresentam-se em destaque os talentos de jovens brasileiros negros e periféricos na modernidade, numa postura afirmativa e pluralista. A companhia apresentou-se em palcos nacionais e internacionais, com sucesso de crítica.



Companhia Suave      @suaveoficialrj
Companhia
Companhia com a linguagem contemporânea mesclada ao passinho foda. A cia é dirigida pela coreógrafa Alice Ripoll.


Chains Crew
Companhia de dança


Cia. Efeito Urbano   @ciaefeitourbano
Companhia de dança
Primeira companhia de dança do Morro da Providência.



Cleyton Santos   @cleyton_ton
Dançarino
Foi descoberto nas pistas dos bailes de charme. Integra a companhia Dança Charme & Cia. (DCC) desde sua primeira formação, em 2012.


Cream Squad
Grupo
Grupo vinculado ao estúdio de danças urbanas Cream Dance Studio  @ studio_cream.

  
Crespinhos Dança/Coletivo Crespos Dança   @crespinhosdanca
Companhia de dança infantojuvenil
Projeto de danças urbanas coordenado por Luis Marques  @luisdocharme e Renata Morais @renatamoraisrm.


Cristiano Guedes   @cristianoguedes2000
Dançarino
Integrante da companhia Originais do Charme. Cristiano morava próximo a Madureira. Em 1995, conheceu os bailes de charme na Zona Norte. E apaixonou-se.  Integrou alguns grupos de dança, como Arte Rua e Movimento, DR Intro. No momento, não deixa de curtir bailes de charme do subúrbio. Dançar para ele era um hobby. Hoje, é uma atividade profissional.



Dança Charme & Cia. DCC   @dancacharmedcc
Companhia
Primeira companhia a desenvolver a dança charme como linguagem artística. Foi fundada pelo coreógrafo e pesquisador Marcus Azevedo. Ganhadora do edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria de Cultura Municipal do Rio de Janeiro, com o espetáculo DCC 10, que comemorou os dez anos da companhia, com temporada em 2023. Foi ganhadora do edital Sesc Pulsar, com o espetáculo Tributo, com temporada em 2023.


Dança  Educação   @danca.educacao
Projeto Social
Projeto social que envolve danças urbanas, trazendo a dança como meio de educação. Coordenado por @natidancer_oliveira.


Dan Dan Firmo   @dandanfirmo
Dançarina, diretora coreográfica, influencer, youtuber, atriz


Dandara Corrêa    @dandara_correa
Dançarina, coreógrafa, professora
Dançarina profissional e sindicalizada em danças urbanas. Iniciou, em 2007, estudos em danças urbanas, como bailarina do corpo municipal de dança de São João de Meriti. Formou-se profissionalmente em jazz, balé clássico, sapateado e hip-hop dance no estúdio de dança Aballare, de Daniele Soares. Especializou-se em dança charme, passinho, dança afro, waacking, dancehall, heels, jazz funk, locking, house dance e popping. É diretora do Arte Carioca Urbana, juntamente com Andrew Moura e Luan Soul. Educadora social em danças urbanas no Projeto Poderosa. Diretora do grupo ArtGirls. É coreógrafa do grupo Giroblack. Integrante da Dança Charme & Cia, com direção de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves.


Daniel Cosmo   @daniellcosmo
Dançarino
Cria de Realengo, sua porta de entrada nas danças urbanas foi o hip-hop. Desde 2013, vem se dedicando ao longboard dancing, uma modalidade que combina manobras no skate com movimentos coreografados, priorizando fluidez e estilo. Em 2022, foi finalista mundial na competição So You Can Longboard Dance, destacando-se ao incorporar elementos de vogue e funk em suas apresentações. Atualmente, faz parte do grupo Charme de Rua, onde participa de apresentações e eventos buscando promover a cultura do charme.


Daniele Bueno Marques   @danielebuenomarques
Dançarina
Integra a companhia “Jordan Company”, com a filha. Praticou balé, danças modernas, contemporânea, jazz, hip hop, charme e lambaeróbica. Fez parte de alguns grupos de danças dos doze aos 19 anos. Dançou nas festas da FM O DIA, em casas de shows como a Olimpo, Via Show, Via Brasil Show. Participou de alguns concursos de dança como o “Concurso Nacional de Dança”, no qual dançou duas músicas: uma pelo grupo e outra pela academia de jazz. Ganharam os 3º e 5º lugares.  


Dany Possidônio   @danypossidonio
Dançarina, coreógrafa e professora
Responsável pelo grupo de extensão do Solar Meninos de Luz, onde trabalha há 12 anos ministrando aulas de hip hop para crianças do ensino fundamental ao médio. Fez parte do balé de artistas como Anitta, Kelly Key, WC no Beat. É a intérprete criadora da Membros Cia. de Dança e Coletivo Flores, com quem viajou boa parte do mundo com espetáculos e ministrando aulas. Trabalha com danças urbanas há mais de 20 anos. Atua como DJ há quatro anos.

 
Davi Avelar   @avelar.davi
Dançarino, professor,  coreógrafo
Diretor do grupo @proj.cypher.


David Dias   @david.diias
Dançarino
Faz parte de dois grupos Projeto Intercessão e Zona X, no bairro Colégio.


David Medeiros    @dancermedeiros
Dançarino, coreógrafo, pesquisador
É pesquisador das danças urbanas, tendo maior foco dentro das culturas: hip hop e beat ya feet*. Nascido no Rio de Janeiro, David, já teve oportunidade de fazer aulas
com os pioneiros de beat ya feet, além de ter organizado treinos abertos para que outras pessoas pudessem conhecer o estilo. Apresentou-se no primeiro concerto de gogo music* no Brasil na apresentação do artista de DC, Malik Dope, e sua banda, Thunderboyz, além de participar do videoclipe da música “CHOPx1”, de Malik Dope. Integrante dos grupos: Gama Crew e Projeto Indicativo, onde participa de showcases e festivais competitivos. Também é integrante de um grupo de batalhas do Rio de Janeiro chamado The Flow BF. Realizou diversos trabalhos como bailarino e coreógrafo sendo os mais importantes: COMRUA Cia. de Dança (2015-2022), desfile “L’Oréal Pro Congress” (2018), cerimônia de encerramento da Copa América (2019). Também realizou diversos trabalhos televisivos como bailarino na Rede Globo como: Estação Rio (2015), É de Casa (2015), Programa Adnight (2017), show do Criança Esperança (2022-2023-2024), Prêmio Multishow (2023). Já integrou o balé da turnê “Icarus” e “Icarus – A Apoteose”, do Rapper BK’ (2023-2024).
*Beat ya feet é uma cultura de dança de rua underground que foi popularizada no final dos anos 1990 por um jovem chamado Marvin “Slush” Gross, do sudeste de Washington, DC.  

*Go-go music é um estilo de música de dança nascido em Washington, DC, na década de 1970, e é especialmente conhecido pelo seu ritmo cativante e pulsante. Ele combina elementos de funk, soul e R&B com batidas de percussão intensas e repetitivas, que incentivam o público a dançar por longos períodos. A marca registrada do go-go é a percussão ao vivo, com instrumentos como congas, tambores e cowbells, criando uma batida quase hipnótica e constante que sustenta a música do início ao fim, sem interrupções.


David Olliver   @daviollivers
Dançarino, coreógrafo, modelo, cantor
Coreógrafo do grupo de pop brasileiro @grupoparadyzo. Participou de videoclipe da cantora Lineker.


Deia Cris   @deiacrispinto
Dançarina
Integrante da companhia Originais do Charme. É apaixonada pelo charme desde os 10 anos de idade, quando teve despertada sua consciência musical. Nascida no município de Magé, por acidente, filha de sambista e compositor, sobrinha de passista de escola de samba, dança desde sempre. Considera-se charmeira há 35 anos. Expressa sua sensualidade, sua feminilidade e sua intensidade por meio do charme. É funcionária pública da área da educação.


Deise Cris    @deisecris28prof
Dançarina
Integrante da companhia Originais do Charme. É profissional de educação física há 19 anos. Nascida na Baixada Fluminense, foi capacitada em danças urbanas, pelo ldebra/Condança, em 2019. De acordo com Deise, a dança a sensibiliza desde que se entende por gente. E ressalta que ela é poderosa em transformar vidas: “a dança é vida e não me vejo sem ela”.


Deyvison da Conceição César   @davisoncesar
Dançarino, professor
Professor de charme no Viaduto de Madureira @viadutomadureira, na Arena Amil, no estúdio Jazz Carlota Portela e no Centro de Dança Viva. Participou da abertura dos Jogos Paralímpicos 2016. Integrou a comissão de frente da escola de samba Paraíso do Tuiuti, em 2022. Foi coreógrafo e dançarino na convenção do Cone e Espoleto 2018. Participou do espetáculo Travessia, em 2022.


Diana Bianki   @dianabianki
Dançarina, professora
Integrante da companhia @gamadancecrew. Professora do projeto @comunidancaufrj  e do estúdio de dança DanzArt Studio @danz.artstudio.


Diego Josh @ diegojoshh

Dançarino, coreógrafo
Coreógrafo do C. Jota.

 

Diogo Breguete   @diogobreguete
Dançarino
Morador do Complexo do Lins, dança desde criança. Sua carreira artística começou, em 2012, na Batalha do Passinho do Salgueiro, na qual foi campeão. Logo depois, venceu a batalha da Coca-Cola. A partir daí, participou de um videoclipe para a Coca-Cola.  Desse clipe, surgiu o Dream Team do Passinho, grupo no qual fez parte e fez sucesso no Brasil e no mundo. Hoje, integra o Grupo Oz Crias. É um dos criadores do grupo integrado por quatro homens. Os quatro cantam, compõem e dançam.


Douglas Santos   @enzolimv
Dançarino
Integrante da União de Charmeiros de Madureira  @ucmdance.

 

Eagles Dance Crew     @eaglesdancecrew
Companhia
Companhia de Dança da Zona Oeste dirigida e coreografada por Ton Novais @tonnovais.



Ed_Luzz (Edson Ricardo Vieira)    @ed_luzzz
Dançarino
Integrante dos grupos Streetflow e Giroblack. Participou dos eventos “Guardiões da vida”, com hip-hop, “Dança do gênio”, com contemporâneo e “Dança do coração”, também com contemporâneo. Foi premiado em primeiro lugar na Revoada Cultural 2023, organizada pela ong Arte Transformadora, na Penha. Participou do espetáculo “Da favela ao palco”, na Arena Dicró, em 2023. É também tatuador.


Eddy Soares    @charmederua.oficial
Professor e Dançarino
Dá aulas regulares de dança charme no Studio de Dança “Casa do Jimmy”, no Catete. Tem DRT na categoria dança charme.  Iniciou sua trajetória na dança, em 1989, por meio do coreógrafo Markin New Charm. Em 2020, criou o projeto e grupo Charme de Rua, cujo foco inicial era pesquisar, desenvolver e executar movimentos, usando a dança como manifestação artística. Atualmente, está à frente do projeto “Aulas de passos marcados”, no Parque Madureira, dando oportunidade às pessoas interessadas de socializarem por meio de algo tão prazeroso que é dançar. Participou do Dance Groove Festival, com Corello DJ.  Em 2004, foi convidado por Cláudio Dias para compor o time de professores da Coperarte (Cooperativa Amigos da Arte).  Em 2009, foi oficineiro do Programa Mais Educação, do Governo Federal, no qual eram ministradas aulas de dança nas escolas da rede municipal. Participou do Grupo New Soul.  Formou o grupo Alma Negra, em 1993. Grupo ativo até 1998.


Edu Henrique    @eduhenrique15
Dançarino, professor
Faz parte do Eagles Dance Crew, dirigido por Ton Novais, e do Cream Squad, dirigido por Olye. É idealizador do Chains Crew, juntamente com a amiga Ka Bomfim. Começou, esse ano, a dar aula no Núcleo De Dança Juliana Saêta. Tem uma turma de coreografia. É sindicalizado – tem DRT de danças urbanas.


Edu Martins    @eduu.martins
Dançarino
Foi descoberto nas pistas dos bailes de charme. Integra a companhia Dança Charme & Cia. (DCC) desde 2023.


Edu Rodrigues    @edu.r.almeida
Dançarino
Convidado pelo professor Jordan River, hoje integra a Jordan Company. Já se apresentou no Bailarin Fest e no Urban Charme.


Eduardo Costa   @eduardo_costa_oc  
Dançarino
Integrante da companhia Originais do Charme. Aos 10 anos, assistiu a um concurso de dança na TV para eleger o melhor imitador de Michael Jackson. Começava aí seu interesse por dança. Aos 14, integrou os Sarcásticos Rap. Em 1993, ao participar de seu primeiro concurso de dança, seu grupo foi convidado para uma apresentação no lendário baile do Disco Voador. Trabalhou com João Marcelo Boscolli, Negritude Júnior, Fernanda Abreu, Funk’n Lata. Constituiu família e deu uma pausa na carreira. Em 2014, retomou à dança. Foi aprovado na segunda audição da Dança Charme & Cia. (DCC), dirigida por Marcus Azevedo. Esse foi o passe para participar de tutoriais de coreografias consagradas no YouTube e de diversas apresentações. Em 2017, integrou os Originais do Charme, a partir de convite de Marcus. Participou da mostra Urban Charme em 2017/ 2018 / 2019 / 2024. E, em 2018, apresentou-se no programa Encontro, com Fátima Bernardes, também com os Originais.


Eduardo Gonçalves   @eduardo.goncalves2607
Dançarino, coreógrafo, professor, iluminador
Profissional multifacetado, Eduardo é dançarino, coreógrafo, ensaiador e técnico de som. Formado em Danças Cênicas, pelo Espaço Cultural de Arte e Dança do Rio de Janeiro (ECAD). É coreógrafo dos Originais do Charme, desde 2017. É coreógrafo da companhia União de Charmeiros de Madureira. É coordenador das oficinas de dança do projeto Rio Charme Social, do Viaduto de Madureira (2021 até o momento). Anteriormente (a partir de 2015 e em períodos intercalados), foi professor de turmas de dança charme deste projeto. É ensaiador da companhia Dança Charme & Cia. (DCC).  Produziu flashmobs e eventos criativos na abertura de campanha para os Supermercados Extra; para a TIM, no Rock in Rio (2019); em bailes de charme, especialmente no Viaduto de Madureira e nas edições do projeto Eu Amo Baile Charme (EABC). É um dos integrantes da produção do EABC. Coreografou o Fest Kids – Evento da Fundação Billie Grant (2021). Foi dançarino da comissão de frente da Império da Tijuca (2020). Atua também como técnico de som da DCC (2012 até os dias de hoje) e dos Originais.


Elias Lopes  @eliaslopess
Dançarino
Pratica hip hop freestyle. Tem DRT de danças urbanas.


Emanuely Praia @emanuelypraia    
Dançarina
Atualmente faz parte da Cia. Movimento Underground. Faz aulas de dança desde oito anos. Há quatro, dedica-se a várias modalidades: balé, jazz, sapateado, contemporâneo e danças urbanas.


Ésquisito  (Edson Vitor de Castro Vieira)   @vitor.vieira
Dançarino, coreógrafo, professor
Produz os eventos Combate Bxd e Encontro das Crews. Tem DRT em danças urbanas. Fez curso de Capacitação de Danças Urbanas – CONDANÇA/ IDEBRA. É formado em Administração. Membro e diretor da crew New Brothers. Foi membro da crew New Brothers Base, 2015/2016.  Co-organizou o evento Battle Fest, 2017. Participou de oficinas da Cia. Híbrida, 2016. Participou de workshops e intensivos Rio H2K, 2016 e 2017. Participou de workshops no Hip Hop District, 2017. Participou de workshops em diversos congressos de dança de hip hop, house, ballet, moderno, contemporâneo, jazz e dança profética, 2015/2016/2017/2018.  Foi 2º lugar em Atos Urbanos Hip Hop 2 vs 2, 2016.  Foi 2º lugar na Arena Híbrida Hip Hop 1 vs 1, 2017. Foi 1º lugar no XStyle Caxias All Style 1 vs 1, 2018. Participou da Mostra de Dança IDEBRA – Sesi Duque de Caxias, 2018. Foi professor de danças urbanas na Academia Gracie Santos, 2019. Integrou o espetáculo “Nuvem” – Rio Hop, 2019. Integrou o corpo de bailarinos no vídeo “A Guiana Sumiu” – Porta dos Fundos, 2019. Participou do espetáculo “Atos In Dance” – ADGS – Teatro Raul Cortez, 2019.


Estevão Soares da Silva   @soaresestevao
Dançarino, professor
É graduado em Educação Física pela Faculdade Unisuam. Tem formação sólida em danças urbanas, com foco em hip hop dance e house dance, estudando com professores como Renato Cruz e Felipe Sharigan. Foi professor de educação física e danças urbanas na Associação Jesus de Nazaré, onde ministrava aulas regulares de dança e atividade física. Integra a companhia juvenil e adulta Cia. Criarte como intérprete e secretário. A compnahia faz parte do projeto social “Dança também é Educação,” localizado no bairro do Engenho Novo. Este projeto promove a inclusão cultural e a prática da dança para jovens e adultos da comunidade. Participou de diversos eventos ao longo da carreira. Além disso, participou de eventos organizados pela Globo e pela Record, ampliando sua experiência artística e profissional. Integrante do @ru.crew2.


Estrella  (Esther Gomes de Almeida)    @euestrellabr
Dançarina, professora e coreógrafa
Iniciou na dança no Projeto Arte de Dança, de Luciano Motta, no Barreto-Niterói. Foi professora em diversas academias do Rio de Janeiro. Atualmente é coreógrafa e bailarina
da cantora SlipMami, participando de vários shows grandes como no Cena2k22 (um dos maiores eventos de trap/rap de São Paulo),  Mainstreet Festival, no Rio Centro, Festival
Sarará, em Belo Horizonte, entre outros. Participou também do Palco Sunset do Rock In Rio 2022, como integrante do balé da cantora internacional Macy Gray. Tem DRT em danças urbanas. É professora da Cia. de Dança Martha Magnani @ciadedancamarthamagnani, um estúdio de dança, localizado no Engenho Novo.


Fabi Nunes   @fab1nunes
Dançarino
Frequentador do Viaduto de Madureira, dançarino de charme, foi selecionado por duas vezes pelo coreógrafo Eduardo Gonçalves para representar os frequentadores do Baile Charme do Viaduto em duas apresentações distintas: Baile do Relógio (2023); aniversário do Viaduto de Madureira (2024).


Faby Tizee   @faby_tizee
Dançarina, professora
Integrante da companhia @gamadancecrew. Professora de Korean Pop. Criadora do K-R&B workshop.


Fernanda Amaral @ afernanda_amaral
Dançarina
Foi descoberta nas pistas dos bailes de charme. Integra a companhia Dança Charme & Cia. (DCC) desde 2015.


Fernando Martins   @fernando_martins_o
Dançarino, coreógrafo, educador físico
Começou na dança aos 11 anos. Dentro de um projeto social, teve contato com danças urbanas e acadêmicas. Logo em seguida, conseguiu bolsa no Centro de Dança Rio, localizado no Méier. Após essa formação, começou a participar de vários projetos, tanto como professor de dança, quanto como intérprete. Especializou-se em afro na companhia de dança que faz parte. Também dança jazz e suas vertentes jazz funk, jazz lírico), hip hop, contemporâneo, balé, samba e funk. Atua como educador físico para preparação tanto de bailarinos quanto do público fitness nas academias.


Flash   @di.flash
Dançarino
Integrante da @ucmdance.


Flávio Soul   @flavio.soul
Dançarino, coreógrafo, professor
Profissional da dança desde 1998. Portador do DRT em danças urbanas. Profissional de educação física escolar, desde 2010. Tem pós-graduação em dança e consciência corporal. Desenvolve trabalhos com danças urbanas há 25 anos dentro e fora do país. Criador do grupo Soul em Rua, em 2003. Rodou o Brasil, sendo campeão 16 vezes seguidas no ano de 2005. Desde então, reformulou o grupo e hoje se chama Soul Master. Cantor, compositor e artista plástico. Dá aulas regulares no MX estúdio de dança, em Caxias, allstyle.


Gama Dance Crew   @gamadancecrew
Companhia de Dança dirigida e coreografada por Vitinho Gama @vitinhogama.


Gabriel Pamplona   @gabrielpamplonna
Dançarino, ator
Dança na companhia Crespinhos.


Gabriel Rocha   @aindagabriel
Dançarino, coreógrafo, produtor cultural
Possui DRT. Integrante da @thehouseofimperio. Integrante da @eaglesdancecrew. Integrante do @projetoindicativo.


Gabriela BlackBarbie    @gabrielablackbarbie
Dançarina, coreógrafa, professora
Dança as modalidades hip hop, dancehall, samba e funk. Dá aulas particulares voltadas para desenvolvimento corporal e psicológico.  A dançarina tem uma visão particular de seu trabalho. Entende que a função da Blackbarbie não é só visual, mostrando que a mulher negra de comunidade pode explorar os espaços não só com sua arte, que no seu caso são as danças urbanas e de matriz africana e caribenha, mas também com sua moda, seu visual e sua atitude. Fez formação intensiva em danças urbanas na IDEBRA. Integrou a Cia. Livre de Dança aos dez anos (na Rocinha). Participou dos seguintes eventos: Afrovibedanceworkout 2018, Congresso Dancehall Brasil 2018 e 2019, curso de formação do corpo CIAGENTE 2020, Vibra Dance Hall Moves 2024.


Gabriela Cuoco   @gabiccasteliano
Dançarina
Conheceu a dança de rua por meio de seu mestre, @prof.joao_pedroo, com a Cia. Gzero, que passou a ser @movimento_underground. Desde então, Gabriela pratica danças urbanas com o grupo.


Gabriele Martins   @gabrielehortega
Dançarina, atriz, modelo
Integrante da @zonaxcrew.


Gabriele Raposo   @rapo_sogabi22
Dançarina
Integra a Jordan Company.


Geovanna Luz    @g.eovanna_luz
Dançarina, coreógrafa, professora
Cursa Licenciatura em dança pela Faculdade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de danças urbanas, com destaque para hip hop new school. Mas também pesquisa outras modalidades e estudos de movimento como campo de atuação e pesquisa em jazz funk e heels. Dá aulas de danças urbanas pelo projeto social Comunidança, desde 2023, presente no curso de dança da UFRJ, unidade Fundão, no prédio da EEFD (Educação Física e Desportos). Trabalha com dança profissionalmente há dois anos. Iniciou estudos em dança pelo estúdio Eagles Dance Studio, em Bangu. Teve como mestre o professor Ton Novais. Frequentou um projeto social da Zona Oeste, com professores como Laissy Tavares, Rafa Custódio e Gabriel Carvalho. Atualmente participa de projetos do grupo Dance In Rio, dirigido pelo professor Hudson Tavares. Sempre priorizou a dança como pesquisa e estudo e não as competições.  Dá aulas regulares pelo projeto Comunidança pela UFRJ.

 

Giroblack
Grupo
Grupo formado a partir das oficinas de dança do projeto Giroblack, ministradas para jovens moradores do Complexo da Penha. O projeto foi viabilizado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura do Rio de Janeiro. O grupo apresentou-se na Mostra Urban Charme, 2024.

 


Gisele Marques   @giselemarques_ofc
Dançarina, coreógrafa
Começou aos cinco anos no balé. Conheceu as danças urbanas aos sete anos e é praticante até hoje. Possui DRT de danças urbanas e de dança charme. Atualmente, trabalha com um DJ. Já trabalhou como coreógrafa de festas de 15 anos e de casamentos. Também, trabalha em eventos com uma empresa chamada Diverticxs. Participou do Urban Charme com o grupo Xperience.  

 


Grupo de Extensão Solar Meninos de Luz

Grupo
Grupo de danças urbanas do Solar Meninos de Luz, dirigido pela coreógrafa Dany Possidônio.

 


Guilherme Lobo   @guilhermlobo
Dançarino, coreógrafo
Integrante da companhia Uscom @uscom_


Haniel Vianna   @hanizitcho
Dançarino, coreógrafo, professor
Integrante das casas de ballroom @thehouseofimperio e @houseofrevlonlat. Ex-integrante da companhia Dança Charme & Cia. (DCC), primeira companhia a desenvolver charme como linguagem artística.


Hélio Cavalckanti   @heliocavalckanti
Dançarino, produtor cultural
Nascido no Rio de Janeiro, começou aprendendo a dançar breaking no meio “underground” das ruas. A partir de 2008, começou a dançar profissionalmente. Sempre conectado com os quatro elementos da cultura hiphop (grafiti, dj, mc e bboy), escolheu fazer a diferença mixando as culturas populares brasileiras em sua maneira de dançar. Principalmente, adicionando danças de sua terra natal (samba, funk, capoeira e o charme carioca), tornando o breaking algo diferente para a nova geração. Isso sem perder as influências da Velha Escola (oldschool).  Foi contratado pela companhia francesa de dança contemporânea + hiphop, Cie Käfig – do diretor Mourad Merzouki, bastante conceituada na Europa. Representando a diversidade e as culturas urbanas, criou uma organização chamada RUA21 (Redes Urbanas de Artes do Rio de Janeiro), que visa capacitar, organizar e unir todos os coletivos cariocas por meio da produção cultural, economia criativa e empreendedorismo. Já foi campeão de vários torneios de breaking, com destaque para o realizado no coração do Rio, Lapa-FEBARJ, onde foi classificado como o melhor bboy estadual em 2011.


Hellen Josephino  @helenjosephin_
Dançarina
Dançarina da @gamadancecrew


Hellena Claudia    @he.lle_
Dançarina, coreógrafa, diretora artística.
Atua profissionalmente na arte há dez anos. Em 2015, fundou o grupo Blackzonabrasil. O objetivo era trabalhar o empoderamento da mulher negra nos estilos dancehall, rebolado e afro. Em 2017/2018, trabalhou na Cia. Afroblack, como dançarina e coreógrafa. Em 2019/2021, integrou a Cia. Arte Carioca Urbana, na qual atuou como dançarina, coreógrafa e assistente de direção de movimento em espetáculos, além de audiovisuais do grupo Art Girls.  A companhia é dividida por núcleos: Art Girls trabalha os estilos stilleto, waacking, dance hall, twerk e hiphop. Já  Art Bitches trabalha vogue, jazzfunk , waacking e twerk e hip hop.  A companhia atua como uma escola de dança urbanas em formato de projeto social. No período entre 2015/2023, realizou trabalhos em audiovisuais, festivais, competições de dança, como dançarina, diretora de movimento, diretora artística e coreógrafa.
Experiências profissionais:  Clipes – Lelezinha, Mexe a raba (2020 –  elenco de dança ); Grupo Art Girls – Me gusta, Anitta (2020 – assistente direção, elenco dança ); Jeef Prince feat Maria Alves – House  (participação);  Zylus- Fell me (2022 – elenco dança ); Heavy baile & Baby Perigosa – Grelinho de diamante (2020 – elenco dança);  Bonde da maravilhas & Mc Francês – Até o chão (2020 – participação); As Delmondes – Eu vou é pro bailão (2021 – coreógrafa); Gabi – Discretamente (2020 – elenco dança ); Mc Ml – Menina linda (2020 – elenco dança); Grupo Artgirls – Malokeira, Ludmilla (2020 – assistente direção, elenco de dança ); Valesca popozuda – Meu ex (2019 – elenco de dança); Cortesia da casa – Lova (2019 – elenco de dança);  Tchakabum & Psirico – Joga esse bum (2019 – participação); Pedro Ratão, Froid, Pedro Qualy e Xamã – Uns amigos (2018 – elenco dança ).


Helô Izidoro   @helo_isaaa
Dançarina, professora e coreógrafa
Professora de danças urbanas no projeto de extensão da UFRJ Comunidança, desde 2021. Ministra aulas em academias e escolas de dança e educação infantil na cidade do Rio de Janeiro. Professora em formação pela UFRJ, de Educação Física. Bolsista PIBID atuante nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Ex-intérprete do grupo cover Now United Brasil, no qual teve vivências de show por todo Rio de Janeiro. Participou do Legacy P, coordenado por Dany Possidônio, e do grupo 9 lug (lê-se plug), coordenado pelo coreógrafo e diretor Rodrigo Soninho. Trabalhou como intérprete no worshop Rio Dance Lab, 2023. Trabalhou com artistas internacionais, como Now United, e nacionais, como Jotta A, Marrí, Pedro Sampaio e outros. Dá aulas regulares no Núcleo de dança Juliana Saêta @nucleodedancajuliana (danças urbanas e heels). Possui DRT de danças urbanas.


Inês Souza   @inesfssouza
Professora, dançarina e coreógrafa
Dá aulas na Malaspina Escola de Dança, em Brás de Pina. Possui DRT em danças urbanas. É bailarina e coreógrafa do projeto em dança do Colégio Flama, unidade K2. Faz montagem de coreografias para os festivais de dança internos do colégio, concorrendo contra outras unidades. Isso, além de organizar o projeto extracurricular em dança, supervisionado por Fabiana Bandeira. Modalidades de danças urbanas que pratica com mais destaque: popping, hip-hop, dancehall, afrodance.


Infinity
Grupo
Grupo de danças urbanas que tem como diretor e coreógrafo Jader Gama.


Íris Ferraz   @irisferraz__
Dançarina
Iniciou suas atividades em dança no grupo Blackout, organizado por ela e mais três amigas. O grupo durou três anos. Hoje, é integrante do Jordan Company, que é coreografado pelo @coach.jordanr. Participou da mostra de dança Urban Charme.


Iris Silva   @Yris.25
Dançarina
Modalidade de prática: danças urbanas e contemporânea. Através do Projeto Cultural do Fju Boa Esperança, um projeto na igreja, descobriu sua vocação para a dança e o teatro. Entre os anos de 2021 e 2022, fez o curso de interpretação teatral na Faetec de Quintino. Em abril de 2022, ingressou no curso no Aprendiz Cultural, da prefeitura do
Rio de Janeiro. A primeira experiência que teve com eventos como aprendiz cultural foi no Muhcab, Museu da História e da Cultura afro-brasileira, na área de produção e recepção. Nome do evento: “O Carnaval o futuro é ancestral”.


Isabel   @021.bailarina
Dançarina
Integra a companhia LXM @lxmcompany.


Isabel Cristina Bailarina    @cristinaaisabell
Dançarina, coreógrafa
Profissional de educação física. Pós-graduada em Psicomotricidade. Diretora do Projeto Geração Dance, projeto social de dança e cultura. Atualmente integrante da companhia de dança LXM Company.


Jade de Souza Lisboa    
Dançarina
Bacharelanda em Dança pela UFRJ. Estuda os estilos hip hop, waacking e tutting. Tem capacitação em Danças Urbanas pelos IDEBRA e CCDU (2023). Conquistou o 6° lugar, no Só Urbanas (2022). Participou dos espetáculos “Novo normal”, Estúdio Monteiro (2020) e “Danceflix”, também do Estúdio Monteiro (2019). Conquistou o 3° lugar no concurso de dança das escolas estaduais do Rio de Janeiro (2019).


Jader Gama   @jader_gama
Dançarino, coreógrafo
Apaixonou-se e começou a dançar profissionalmente por causa do charme. Entrou na companhia DCC em audição, em maio de 2017. Coreógrafo do grupo de danças urbanas Infinity.


Jana Queen   @janaqueen_97
Dançarina
Trabalha com dança, shows e espetáculos. Também é trancista. Atua profissionalmente na dança desde 2018, e fez parte da companhia de dança Dance in Rio, que já performou em diversos festivais pelo Brasil. Atualmente faz aulas de heels, jazz funk e hip hop na academia de dança Rio Swag. Trabalhou com a artista Preta Gil e no programa do Domingão com o Huck. Também já trabalhou no Rock in Rio, em 2019, no palco Favela; no Prêmio Multishow, com a artista Ludmilla, em 2019; com a Iza, em 2022, no Black das Blacks Magalu; com a artista Anitta; e com Léo Santana. Foi protagonista do clipe “Vênus” do artista Izrra. Participou de comercial das Havaianas, em 2021, e de comercial da Salon Line como protagonista.


Jaqueline Monteiro   @jaquelinemonteiross
Bailarina, diretora artística, coreógrafa, professora
Diretora da escola de dança Estúdio Monteiro @estudiomonteiro. Integrante do balé da Iza.


Jefferson Antonio   @jeffantonio2
Bailarino, coreógrafo, professor
Foi uns dos primeiros bailarinos da Cia. de Dança Deborah Colker. Já integrou a Intrépida Trupe e o Circo de Soleil. Tem dois coletivos que se chamam Coa d fora e JLECIA. Atualmente, é coreógrafo do Baile Black Bom. É professor de dança charme. Dá aula em vários estúdios e escolas de dança.


Jhonata Rangel   @xonatar
Dançarino
Começou a fazer aula com 14 anos, já na área de danças urbanas. Estudou de tudo um pouco, de stiletto a dance hall, de vogue a krump. Hoje em dia, dá aulas em dois estúdios de dança na modalidade stiletto e coreografia e, eventualmente, dança em alguns grupos de competições.


João Paulo (JP Black)    @jpblacksoul
Coreógrafo, professor
Fundador da @funkeados e @projetostreetflow. Professor de danças urbanas no Complexo do Alemão.


João P Rodrigues   @prof.joao_pedroo
Coreógrafo
Formado em Educação Física. Diretor da companhia de danças urbanas Movimento Underground @movimento_underground_.


João Pedro Albino   @joaopedroalbino
Dançarino
Integrante da companhia Originais do Charme. Nascido e criado na Cidade de Deus, é charmeiro há 17 anos. Tomou contato com o charme em 2008. E logo se identificou com o ambiente, as vestimentas, o modo de ser charmeiro (o comportamento) e a música. Frequentando o charme, aprendeu, aos poucos, a dançar os passinhos. E encantou-se mais ainda. Hoje, o charme é sua paixão. Ele diz não viver sem.


João Victor Reis   @jv_reisss
Dançarino, professor
Professor da Simone Reis Escola de Dança @simonereised. Integra a @sdcbrasilcrew e @sdcbrasil. É integrante também da companhia de street dance da Escola de Dança Petite Danse @petitedanse.


Jordan River   @coach.jordanr
Dançarino, coreógrafo
Em 2019, idealizou a companhia Jordan Company2, em sua casa. Ela iniciou com dois jovens do condomínio e acabou com a participação de 88 jovens. Criando conteúdos no Youtube, ele idealizou o canal Jordan River, que conta todos os trabalhos da companhia. Em 2018, ingressou na companhia Convexus Dance Estúdio e desempenhou grandes trabalhos, um deles com a coreografia Circus, em Ribeirão Preto, São Paulo. Em 2017, o artista participou de oficinas de DJ, beatmaker, dança e MC ministradas por artistas americanos do grupo Next Level. No espetáculo “E a vida era luz dos homens”, em dezembro de 2022, atuou como coreógrafo pela primeira vez. Foram quatro coreografias próprias dentro do espetáculo, que contou a vinda de Jesus de Nazaré através de Maria, para a celebração de Natal.  Foi protagonista do espetáculo “Um único grito em muitos cantos”, em 2017. O espetáculo abordava a história dos negros até a chegada no Brasil por navios negreiros. Com o grande alcance desse trabalho, o presidente do Banco AIB, de Washington, DC, foi assistir. E levou 12 jovens da companhia para apresentação nos Estados Unidos.  Essa foi a primeira viagem artística de Jordan a outro país. Atuou no espetáculo “Urbanofobia”, 2014, como dançarino e ator – um espetáculo imagético, com música, dança, circo e muita movimentação cênica. Atuou no espetáculo “Para todos apesar de você”, 2015, primeiro espetáculo como artista com a companhia Galpão Aplauso, com destaque como bailarino principal.


Jota L7    @jota.l.7
Dançarino, coreógrafo
Coreógrafo da companhia @zonaxcrew.


Ju JP (Julio Rodrigues dos Santos)   @ julio.jp
Dançarino
Foi descoberto nas pistas dos bailes de charme. Entrou na companhia Dança Charme & Cia. (DCC) em 2023.


Jucilene Silva   @si.jucilene
Dançarina
Integrante da companhia Originais do Charme. Moradora do subúrbio do Rio de Janeiro, mais especificamente da Vila da Penha, é charmeira há 40 anos. Desde muito nova, frequentou festas familiares, nas quais a black music se fazia presente. Participou de flash mobs, da mostra de dança Urban Charme, apresentou-se diversas vezes no projeto Eu Amo Baile Charme (em Sescs), na Escola Lyceu de Artes, no Charme na TV BRASIL (Curta Fé na Batida). Participou da apresentação dos Originais do Charme, no programa Encontro, com Fátima Bernardes, em 2018.


Júlia Arasanoli    @juliaaraujoworld
Dançarina
É uma escritora e dançarina que estuda biblioteconomia pela UNIRIO. Já integrou dois musicais pelo Centro de Artes Méier. Por lá, em 2020, fez o musical “Hairspray” e uma mostra na qual dançou com sua turma de danças urbanas. Em 2021, fez o musical “O Rei Leão’. Participou da seletiva do maior campeonato de danças urbanas do mundo, o Red Bull Dance Your Style.  No momento, está fazendo residência de dança, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Pratica especialmente street dance, popping, house.

  
Julia Galdino   @julia_galdino1204
Dançarina
Integra o Grupo de Extensão do Solar Meninos de Luz, dirigido pela coreógrafa Dany Possidônio. Dança desde os 12 anos.



Juliana Mello @julianamello_ieu
Dançarina, coreógrafa
Diretora Artística e co-fundadora da companhia de dança Efeito Urbano. Primeira companhia de dança do Morro da Providência.


Juliana Oliveira @jujuu540_
Dançarina
Integrante da @zonaxcrew.


Julianna  (The Queen)   @meirxrz
Dançarina
Integra o grupo Conexão Element há dois anos.
 

Kahena Alcantara   @kahena.alcantara
Dançarina
Sua trajetória na dança começou quando, aos quatro anos, entrou para aulas de balé, na Spinelli Escola de Dança. Fez dois anos e depois parou. Retornou para a mesma escola aos 15 anos, fazendo jazz. Atualmente, cursa bacharelado em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Faz aulas de jazz funk, hip hop e dancehall, no projeto de extensão “Comunidança”. Já se apresentou em eventos da faculdade. Hoje, faz parte da Cia. CriArte, que é parte do Projeto “Dança também é Educação”, no qual apresenta-se em eventos.


Kami Rodrigues   @eukamirodrs
Dançarina
Aos 18 anos, integrou um projeto de danças urbanas coordenado pela professora Dandara Corrêa. Hoje, faz parte do grupo Guilty. Como formação tem balé e jazz.

 


Karinne Bomfim @kahbomfim_
Dançarina
Integrante da @eaglesdancecrew. É idealizadora do Chains Crew, juntamente com Edu Henrique.


Kátia Bispo   @kah_bishop
Dançarina
Integrante da companhia Dança Charme & Cia. (DCC). Antes, passou por outros grupos de dança. Desde 2005, estudou danças urbanas (hip-hop) até chegar à DCC  e participar do primeiro espetáculo: “Músicas para dançar com charme” – 2014/2015.  Depois deste espetáculo houve uma pausa. Mais adiante, retornou para mesma companhia de dança, onde encontrou a melhor expressão de sua arte. Apresentações e espetáculos: mostra Urban Charme com a DCC, em 2018 e 2024; “Baile Charme Show”, com a DCC e Gabriel Moura, no Circo Voador; espetáculo “People” da DCC, 2019/2020; espetáculo “DCC 10”, da DCC, pelo edital FOCA, 2023; espetáculo “Tributo”, da DCC, pelo edital SESC Pulsar, 2023. Além das participações nos dance vídeos gravados pela companhia. Tem DRT em dança charme.


Katiany Correia    @correia.katiany

Dançarina, professora
Bailarina desde os 13 anos. Modalidades praticadas: funk, pole dance, contemporâneo, passinho foda. Seu primeiro contrato foi com o grupo de funk “As quebra tudo”. Seguiu ampliando estudos com outros estilos de dança como: hip hop, charme, jazz funk, stiletto dance, lap dance. Durante as aulas, conheceu um grupo cover da Beyoncé e tornou-se integrante. Tem DRT na modalidade pole dance. Atualmente integra a Cia. REC e a Cia. Suave, dirigidas pela mesma coreógrafa. A Cia. REC é de dança contemporânea e a Cia. Suave é de passinho foda com contemporâneo. Com essas companhias conheceu mais de 15 países. Dá aulas particulares.


Kelson Barros Wangles   @kelsonbarroswangles

Coreógrafo
Criador e diretor das @clarinciadedanca e @passinciadedanca.


Kevin Neves    @kevin.neves_
Dançarino, professor, coreógrafo
Integra a equipe de professores do SDC BRASlL, que desenvolve uma metodologia aplicada em danças urbanas em mais de 30 escolas do Rio de Janeiro. Ministrou workshops para o SDC BRASIL nos: Summer Intensive 2k24, Experience (2023) e Urbas Dance Camp (2022). É professor substituto de Michell Baes, Mac Rodrigues e Vini Santos em escolas pelo Rio de Janeiro. Integra a Companhia de Street Dance da Escola de Dança Petite Danse. Dançou com o DJ Lipe do Borel, em shows pelo Rio.


KJ Company    @kjcompany.dnc
Companhia de dança
Companhia de danças urbanas voltada para o heels e jazz funk. Tem como diretor e coreógrafo Klei Muniz @euklei.muniz.


Klei Muniz (Kleiton Muniz Moreira)   @euklei.muniz
Dançarino, coreógrafo e professor
Começou a dançar aos 18 anos. Dá aulas de funk no Pin Up Pole Studio @pinuppolestudio, localizado na Cinelândia. Dá aulas de heels dance no @rioswagstudio, localizado em
São Conrado.  Tem DRT em dança charme. Trabalha como trancista além da dança. Cursou artes cênicas, balé clássico básico, jazz intermediário e stiletto. Seus estudos hoje focam em hip-hop, heels dance, vogue e jazz funk (street jazz). É integrante da companhia Dança Charme & Cia. (a primeira a desenvolver charme como linguagem artística). Diretor do grupo KJ Company. Atuou como bailarino nas companhias e eventos a seguir:  Companhia Boy’z Up – Festival Rio Hip Hop Kemp (2013 e 2014); Companhia COMRUA – 30° Festival de Dança de Joinville; clipe Show das Poderosas,  da Mc Anitta (2013); participação em duas edições do Chá da Anitta, Fundição Progresso (2013); participação da edição do Chá da Valesca Popozuda, Fundição Progresso (2014); participação da Diva Tour Valesca Popozuda, Barra Music (2014); comissão de frente da G.R.E.S Portela (2016); coreógrafo e bailarino da cantora Mulher Pepita (2017/2020); professor na Convexus Dance Studio (2019); coreógrafo e bailarino da DJ Jéssica Salty (2020/2022); clipe Baila pra mim, de Kevin o Chris (2021); comissão de Frente G.R.E.S Mocidade Independente de Padre Miguel (2022); professor no Studio Fresh House (2022);  Rock in Rio, Backstage Sunset (2022); comissão de frente da X9 Paulistana (2023); assistente coreográfico no Circo Vostok (2023); bailarino da DJ Jhury Nascimento (2023); comissão de frente Beija-Flor de Nilópolis (2024).


Lafaiettch   @lafaiettch
Dançarino, coreógrafo, poeta
CEO do @nucleotiporua. Ex-integrante da companhia Dança Charme & Cia. (DCC), a primeira companhia a desenvolver a dança charme como linguagem artística.


Laryssa Magalhães   @laryssamagt
Dançarina
Nascida na zona norte do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos nas danças urbanas com 13 anos.  É formada em Educação Física. Integrou o balé da artista Rebecca e de Julia Bacellar. Já participou de diversos videoclipes de artistas nacionais e internacionais das cenas pop, rap e funk. Além disso, participou de trabalhos com as comissões de frente da Viradouro em 2020 e 2024, premiadas com Estandarte de Ouro em seus respectivos anos.


Laurice Santos   @laurie.santoss
Dançarina
Tem licenciatura em dança pelo Instituto Federal de Brasília @ifbrasilia. Integra os grupos @zonaxcrew, @ucmdance e @intercessaoprojeto.


Léo Mendes   @leo.mendes199
Dançarino, professor
Professor dos: @grandkstudiodedanca @studiodedancasnoorfarag @conexaodancastudio.


Leonardo Will    @leonardoouwill   @maltaurbanize
dançarino, coreógrafo, professor
Formado pela Academia Tereza Petsold (professor Flávio Soul). São dez anos de experiência em trabalhos como bailarino de shows, clipes e em companhia de dança. Hoje, também produz eventos culturais. É diretor do grupo Malta @maltaurbanize. Seu estudo é direcionado ao desenvolvimento artístico dos alunos nas danças urbanas (hip hop, dance hall, afro beat), por meio do autoconhecimento e da pedagogia. Dá aulas na Academia Tereza Petsold e no Instituto de Dança Priscilla Ferraz. Possui DRT em danças urbanas.  


Lua Clara @girl.lua
Dançarina, professora
Grupos que faz parte: Gama Crew e Ice Crew. Dá aulas no Centro de dança Marcelo Ferreira, na Tijuca. É bolsista do Studio Cream. Ganhou medalha de bailarina destaque, no festival Work Dance de 2024. Estive no balé da abertura da final da Libertadores 2023. Já dançou no balé da cantora Giovana Galdino, participante do The Voice.



Luan Brito   @luanxtj
Dançarino, professor
Professor de jazz e hip hop. Cursou por cinco anos jazz, jazz funk, hip hop, heels. Integrou a Companhia Convexus e participou de diversas competições com o grupo, dentro e fora do Estado o Rio de Janeiro. Participou de shows com o artista Hitmaker. Participou da Mostra de Dança Urban Charme, de 2017 a  2019.  Gravou videoclipes  com  Hitmaker,  Dillyene  e  Allan  Drak.  É responsável pelas direções de movimento das ações do cantor Allan Drak e do seu balé.  


Luane Assis   @luaneassis_
Dançarina, coreógrafa, pesquisadora, professora
Possui experiência em afro, dancehall, jazz funk, jazz, hip hop, sapateado, contemporâneo, heels, dança de salão, samba no pé, dança do ventre e balé. Atualmente, trabalha como professora de danças urbanas, dançarina de palco, integrante do grupo de hip hop “Eagles Dance Crew”, da Zona Oeste. Idealizadora do projeto “Sunday Class Taquara” e do grupo de funk “Urban Soul”. Possui DRT. Participou do “Ensaio da Anitta”, em 2022, no Rio Centro, fazendo parte do balé. Subiu no palco junto com Anitta, Lexa, Pocahontas e Rebecca na música “Avisa lá” e encerrou o evento com Anitta. Na infância, foi comissão de frente da “Estrelinha da Mocidade”, por quatro anos, e passista da “Mangueira do Amanhã”, por seis anos consecutivos. Fez teatro no ensino médio, no “Colégio Gissoni”. Dançou na abertura dos Jogos Olímpicos da CBDE Brazil, no Parque Olímpico de Deodoro, junto com o grupo de dança “Dance in Rio”. Competiu no “Hip Hop District”, em 2023, em Jundiaí, SP, com o grupo “Eagles Dance Crew”. Dançou no programa “Te vejo no after”, no especial de covers, no papel de um dos zumbis do clipe “Thriller”, de Michel Jackson. Fez diversos shows em casas noturnas do Rio de Janeiro com a Dj Fabiany Carraro e na “Festa Nubrilho”, edição de carnaval no MAM, em 2024.


Lucas Belo   @luckxtt
Dançarino
Diretor do coletivo de performances de dança @_xplosion0. Integrante da companhia @zonaxcrew.

 
Lucas Leiroz  @leir0z
Dançarino, coreógrafo, professor, cantor
Professor de dança no Viaduto de Madureira @viadutomadureira. Coreógrafo do grupo de Dança Xperience. Iniciou sua carreira em grupos e companhias de dança no ano de 2011. Em algumas delas conseguiu destaque.  Integrou a RM Cia. de Dança. Depois de se aperfeiçoar começou a coreografar e fazer shows com a cantora Iza, com Lucas e Orelha, entre outros artistas menos conhecidos. Criou sua própria companhia e começou a participar de algumas mostras de dança. Em 2015 começaram a surgir convites para viagens para ministrar workshops: foi para Curitiba, Minas Gerais e São Paulo. No ano de 2016, durante as Olimpíadas, foi chamado para dançar nos intervalos dos jogos de vôlei. Logo após, foi jurado da Batalha Sneaker, da Nike, no Viaduto de Madureira. Integrou o “Project US”. E em 2017, começou a coreografar e fazer freestyle em clipes de rap da cena e até hoje continua contribuindo em videoclipes. Com essa atividade, trabalhou com L7, Orochi, Papatinho, Luccas Carlos, entre outros. Hoje, dá aulas particulares para o Yoùn, que é uma dupla de música nacional soul e neosoul brasileiro.


Lucas Rodrigo   @lcramosss

Dançarino
Integra o grupo @zonaxcrew. Já fez parte da @d8company. Sua base em dança é urbanas e jazz funk. Dança profissionalmente há quatro anos. Ensaia com seu atual grupo em Madureira.  

 
Lucia Virgílio    @virgiliolucia
Dançarina
Integrante da companhia Originais do Charme. Natural do Rio de Janeiro, porém, criada em São Luís – Maranhão. Iniciou seus estudos de dança aos oito anos no balé clássico. Participou de vários balés de repertório. Fez, ainda, aulas de jazz dance, dança contemporânea e dança afro. Professora, bailarina e coreógrafa de algumas academias. Ativa na dança de salão no Rio de Janeiro, desde 2015, nos ritmos bolero, samba de gafieira, samba funkeado e tango. Apaixonou-se pelo ritmo charme em uma de suas visitas à cidade maravilhosa no meio da década de 80. E, atualmente, faz parte da companhia Originais do Charme, o que representa a realização do sonho de estar ao lado e participar de um espetáculo com charmeiros, pessoas de comportamento diferenciado consideradas por Lucia maravilhosas.


Luciana Xavier    @lucianadance

Dançarina, coreógrafa, professora, produtora cultural
Diretora da @lxmcompany. Diretora do @studiodedancalucianaxavier. Coreógrafa da comissão de frente @greschatuba.


Luis Marques   @luisdocharme

Dançarino, coreógrafo
Coordenador do projeto Crespinhos Dança. Coreógrafo e dançarino do Baile Black Bom. Oficineiro de Dança Charme.


Luísa Santos   @_hitori_yin_

Dançarina
Integra o grupo Street Flow. Dança desde os três anos de idade. Começou com balé e jazz em projetos sociais. na escola, dançou até nove anos. Aos dez, mudou-se para o Maranhão e dançava as regionais de lá, como carimbó, dança portuguesa e quadrilha. Voltou ao Rio de Janeiro, com 18 anos. Começou a frequentar as aulas de charme do Viaduto de Madureira e frequentar o baile do Viaduto. Depois disso voltou a ter interesse por fazer aulas de outros estilos, como street dance e breaking. Foi nesse momento que conheceu o projeto Street Flow, onde está atualmente.


Luiza    @luzinhaoficial
Dançarina, professora, atriz
Instrutora do @intercessaoprojeto. Integrante da União dos Charmeiros de Madureira  @ucmdance . Integrante da @clarinciadedanca.


Luky Roh   @luky_roh
Dançarino, coreógrafo
Morador da Mangueira, começou os estudos em dança aos 13 anos. Conheceu e começou estudar o vogue em 2014. Desde então, vem se aprofundando na cena vogue nacional/ Internacional. Destacamos alguns artistas com as quais trabalhou: Valesca Popozuda; Banda Funtastic; Pablo Vittar; Glória Groove; Karol com K; Tribo Q; Beni Falcone; Preta Gil; Máfia; Ana Mell; Romero Ferro. Participou do programa Amor & Sexo (TV Globo). Ministrou aulas de vogue pelo Brasil e Chile. Em 2019, apresentou-se na França e voltou com cinco troféus representando o Brasil nas balls (batalhas de vogue). Tem conhecimento de danças urbanas (hip hop waacking, looking, poping, break, house), além de dança de salão.
 


Lula Santos   @lulalc
Dançarino
Integrante da companhia Originais do Charme. É charmeiro há 42 anos. Dança desde os 10 anos. Começou a dançar profissionalmente em 2012, na DCC, dirigida por Marcus Azevedo, na qual permaneceu até 2014. Naquele mesmo ano, passou a integrar os Originais do Charme, companhia também coreografada por Marcus (além de Eduardo Gonçalves). Ama dançar charme e não se vê sem a dança. É pintor (industrial, residencial e automotivo).


Luquinhas Afonso   @luquinhasafonso
Dançarino
Conheceu a arte em 2016, através de uma peça de final de ano na escola.  Em 2020, descobriu-se na dança através do projeto StreetFlow. Integra o grupo. Atualmente treina especialmente o estilo waacking.


Mac Rodrigues   @macrodrigues1
Dançarino, coreógrafo
Dança no Caldeirão com Mion.  Integra a Street Dance Connection @sdcbrasil, dirigida por Michell Baes.


Maicon Machado    @maiconcbx
Dançarino, professor
Atualmente, está dançando no Projeto Geração Dance, na LXM Company e na Cia. Allonge, onde é professor. Sua trajetória na dança iniciou aos onze anos, quando começou a dançar numa igreja católica, no grupo Juventude Urbana. Hoje, infelizmente, não existe mais, mas ali foi seu primeiro grupo e onde participou de seu primeiro festival e recebeu seu primeiro troféu. Depois desse grupo, integrou a GW Company, localizada em Mesquita – o professor era Gil Anderson. É um dos monitores do projeto Projeto Geração Dance.


Maju Freitas   @majuufreitass
Dançarina, produtora, coreógrafa, atriz, cantora
Integra a Companhia Híbrida @ciahibrida.


Mantegah (Cleiton Pereira de Abreu Oliveira)    @mantegahofc

Dançarino, coreógrafo, professor
Começou na dança no afro, logo depois conheceu o street dance e apaixonou-se pela arte. Suas inspirações foram os professores Dandara Corrêa, Luan Soul e JP Black. Fez parte dos grupos de dança Arte Carioca Urbana, Atitude Urbana, Cia. Style Charme. Modalidades housing, street dance, popping, afro.


Marcelo Sales Charmeiro   @marcelosalescharmeiro
Dançarino, professor
Integrante da companhia Originais do Charme. É charmeiro há 40 anos. É professor de Educação Física e danças urbanas. Afirma que a dança e o charme, para ele, são estilo de vida, atividade física e válvula de escape para todos os problemas e dificuldades do dia a dia. Marcelo dança desde os 12 anos e a dança charme sempre foi sua paixão e seu maior prazer.


Maria Eduarda Firmino   @justmaduu_
Dançarina
Integra o Grupo de Extensão do Solar Meninos de Luz, localizado no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, dirigido por Dany Possidônio.



Mariha Aguiar   @mariha_aguiar
Dançarina
Começou a dançar aos três anos. Iniciou no balé e posteriormente fez jazz. Interrompeu estudos aos 11 anos. Retornou em 2020 com jazz.  Depois, iniciou atividades com hip hop, kpop, jazz funk e dança do ventre. Integra, hoje, o grupo Proj. Cypher e participou da mostra de dança Urban Charme.


Marcelle Santos   @marcelle_santos1916
Dançarina
Integra a companhia LXM @lxmcompany.


Marcus Azevedo    @azevedocharme
Dançarino, coreógrafo, professor, pesquisador
Pioneiro em construir conceitualmente a nomenclatura para a dança charme. Sua pesquisa permitiu que o Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro reconhecesse a dança charme como categoria. Marcus integra a comissão artística da prova para obtenção do registro profissional. É coreógrafo dos Originais do Charme, grupo criado para valorizar veteranos. É fundador da Dança Charme & Cia. (DCC), promotora do charme como linguagem artística. É fundador do grupo Originais do Charme. As duas companhias foram contempladas no edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura do Rio, com apresentações em 2023. A companhia Originais do Charme também foi contemplada no edital Giros RJ, pela Lei Paulo Gustavo, pelo Estado do Rio de Janeiro, com apresentações em 2024. É idealizador da mostra de dança Urban Charme. Foi instrutor de dança na rede SESC/RJ. É produtor do baile Eu Amo Baile Charme, que teve sua primeira edição no Sesc Madureira há 12 anos. O projeto já levou mais de 250 mil pessoas às pistas.


Mateus Aguiar   @mateusag1
Dançarino
Iniciou sua trajetória em dança no Projeto Street Flow, do JP Black. Encontrou-se na dança através do projeto e segue estudando no projeto e em estúdios também. Faz parte da cultura Ballroom. Participa de batalhas.



Matheus Marques    @matheusmarqueseu
Dançarino
Iniciou atividades com a dança em 2016, no grupo de dança do Núcleo de Arte da Escola Municipal Silveira Sampaio. No final de 2019, seus professores do Núcleo o encaminharam para uma audição na Escola de Dança Alice Arja. A partir de então, iniciou seus estudos na escola em paralelo às atividades do Núcleo.  Permaneceu na Escola de Dança Alice Arja por um ano. Seu foco principal eram aulas de clássico, o que gerou aprimoramento de habilidades performáticas nos outros estilos de dança. Hoje, integra o coletivo Zona X, um grupo de danças urbanas e funk da zona norte do Rio. Ao mesmo tempo, faz parte do balé do cantor Dornelles, que faz trabalhos voltados para a cultura do funk.  É graduando em marketing. Sua atividade recorrente é produzir dancevideos de pop e funk no Instagram, pois, além da dança, admira o nicho de produção audiovisual.


Mey Barreto    @meybarretoo
Dançarina
Estuda as modalidades de danças urbanas afro e passinho. É sindicalizada. Dançou no palco Sunset, do Rock in Rio, no balé da cantora Macy Gray. Atualmente, faz parte da Supera Produtora e atua como assistente de coreografia e dançarina. Integrante da Cia. Afro Black, que leva o espetáculo Quilombo, a teatros pelo Rio e São Paulo. Integrante da Cia. UCM, apresentou-se com o grupo no Urban Charme. Conduz oficinas de danças urbanas no projeto Feminite Sororite. Participou do programa de TV Busão do Faustão, tendo a honra de ganhar o primeiro lugar, com a Cia. Afro Black, numa das vezes que participou.


Micaela de Paula Soares   @micagirlfire
Dançarina, coreógrafa e diretora de movimento
Atua na área artística como dançarina desde os nove anos.  Em 2012, fez parte de uma companhia chamada Art School Dance, dirigida por Tiago Farinha, na qual se especializou em danças urbanas. Fez direção de movimento e coreografia em “Si Bu Kre”, clipe da cantora Luciene Dom. Atuou como dançarina balé da Lexa, no Rock In Rio, em 2022. Participou de clipes como “Pulei a janela”, dos artistas Biel do Furdunzinho, L7nnon e Mc Daniel, em 2023. Trabalha em dança show com DJs, cantoras e MCs. No momento, pesquisa a corporeidade do ritmo dancehall e as vertentes do funk e das danças urbanas como contexto ancestral em suas vivências em deslocamento para além de seu território.


Michell Baes    @michellbaes
Diretor de movimento, professor, coreógrafo, bailarino, pesquisador, produtor cultural
Iniciou seus estudos em dança na Escola Técnica Estadual Henrique Lage, com a professora Silvia Lúcia dançando afro, jazz, dança moderna e street dance. Integrou o Projeto Rua em Dança, um dos grupos de danças urbanas mais conceituados no Rio de Janeiro, dirigido e coreografado por Allan Lemaja. Foi assistente e principal bailarino da Cenarium Cia. de Dança (companhia de jazz dance, contemporâneo e modern jazz), dirigido e coreografado por Washington Cardoso. Integrou a Spoudaios Cia. de Dança, companhia de dança contemporânea dirigida e coreografada por Fernando Azevedo. Integrou o Xstyle Dance Company, dirigido por Nobru de Souza. Profissional em danças urbanas, jazz e dança contemporânea pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDR). Comissário Artístico do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ). Diretor Geral do SDC Brasil – Street Dance Connection, coletivo artístico que desenvolve uma metodologia única de danças urbanas em mais de 30 escolas de dança pelo Rio de Janeiro, além de organizar eventos voltados para a dança urbana e conexões, tendo como principal evento o Summer Intensive, que reúne mais de 50 profissionais integrados no mercado atual, possibilitando a troca com mais de 300 participantes, anualmente, em todo Brasil. Licenciado em Dança pelo Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE). Lecionou por 20 anos no Jazz Carlota Portella. Hoje, coordena o street dance da escola que mudou o nome para The Jazz. É professor e coordenador das cias. de street dance da Escola de Dança Petite Danse há mais de 17 anos. Em 2023/24, integrou a comissão de frente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca como assistente técnico do coreógrafo Sérgio Lobato. Hoje, junto ao mesmo coreógrafo, integra a comissão de frente Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel na mesma função.
Ministrou palestras em faculdades, escolas de dança e eventos. Lecionou, coreografou e dançou pelo Japão, Canadá, Argentina e Alemanha. Ministrou mais de 150 workshops pelo mundo. Jurado em mais de cem Festivais pelo Brasil. Dançou em programas de emissoras como Rede Globo, SBT, Rede Record, Band, Rede TV, TVE. Coreografou para campanhas de empresas como Fiat, Jeep, Tim, Mr. Cat, Redken, L`Oréal Brasil.


Mika D´Oliveira @mikadoliveira
Dançarino, coreógrafo, professor
Professor do Espaço de Movimento Dharma @espaco.dharma, da Escola de Dança da Barra @escoladancabarra, da Escola de Balé Michelle Santana @ballet_michellesantana, do centro de dança Poesia Corporal @poesiacorporal e da escola Petite Danse @petitedanse.


Mikka    @p_andda
Dançarina, professora
Dançou desde os três anos na escola. Depois, foi para uma academia mais profissional, a Alice Arja. Começou no balé e migrou para outras áreas como jazz e sapateado. Por estar numa academia de dança clássica, entrou em contato com essas duas modalidades e apaixonou-se. Mais adiante, foi para outra academia, Centro de Artes Carisma. Lá, além de balé, jazz e sapateado, conheceu as danças urbanas. Então, se apaixonou pelo dance hall e jazz funk. Hoje em dia, estuda jazz funk mais a fundo. É formada no jazz (modalidade que ama) e dá aula de jazz numa escola infantil, Intelectus, na unidade Botafogo. Integrou o Eagles Dance Crew. Hoje em dia, está no Cream Squad, grupo vinculado ao Studio Cream. Participou do Urban Charme, integrando o Chains Crew.


Movimento Underground   @movimento_underground_
Companhia de danças urbanas


Myrian   @myh_078
Dançarina
Integra o Grupo de Extensão do Solar Meninos de Luz há dois anos. Dança há dez anos. O grupo é coreografado por Dany Possidônio @danypossidonio.



Naju  (Ana Julia Alves Odilon)   @naju_moana
Dançarina, coreógrafa, professora
Ingressou no mundo da dança em 2015, quando integrou como bailarina a Cia. Arte In Cena, com a direção de Pedro Bárbara, tendo fim em 2017. Ingressou no curso técnico em dança integrado com ensino médio na ETE Adolpho Bloch de 2018 a 2021. A partir de 2020, iniciou estudos independentes em técnica de stiletto e heels, com base em material teórico prático de Alyah Janell, Yannis Marshall, Kyra Harper, Daniele Polanco, Pedro Reis, Jéssica Suhett, entre outros. Em 2022, começou a ministrar aulas de stiletto e jazz funk no espaço de dança Daisy Yara. No mesmo ano, iniciou graduação no curso de licenciatura em dança na UFRJ, integra o projeto de extensão COMUNIDANÇA ministrando aulas de heels, Integra a companhia Zonaxcrew.  Tem DRT.


Natalie Souza   @natalies.za
Dançarina
Na infância, era um sonho o balé na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, porém, sua mãe não tinha interesse em encaminhá-la para esse tipo de estudo. Apesar disso, com muita persistência, participou de um pequeno projeto de dança em Santa Teresa.  Mais tarde, sempre muito fã de coreografias de balé de cantores, aprendia as coreos
do Rouge, É o Tchan, RBD, Floribella, High School Musical. Posteriormente, assistia muitos music videos de Rihanna, Beyoncé, J-Lo, Usher, B2k, Omarion, Chris Brown, Michael Jackson. Assim, treinava freestyle, imitando alguns movimentos na frente da tela, enquanto assistia aos últimos lançamentos do video traxx. Em 2013, iniciou seu desenvolvimento com o kpop cover. Competiu com grupos como o Trick or Treat, Nameless, Black Poison, Aurora e Jjangb, ganhando diversos prêmios em pódio. Num desses concursos, junto ao grupo Trick or Treat, conseguiu ser finalista num evento em São Paulo. Em 2017, iniciou os estudos de heels, com Andrey Fellipy, no Arte em Movimento. Estudou no Rio H2K em 2019. Em 2020, entrou para o bacharelado em dança na UFRJ e foi aprovada no Condança. Após isso, realizou o sonho de participar de diversos workshops e aulas em estúdios do Rio de Janeiro, sendo eles: Rio Dance Lab, Gkillaz, H2house, Studio Cream, H2 District, SDC, SC Marechal. Hoje, se aperfeiçoa em jazz funk, dancehall e heels.


Nathan Jesus @2n_sng
Dançarino
Integrante do @intercessaoprojeto.


Nati Oliveira    @natidancer_oliveira   @danca.educacao
Dançarina, coreógrafa, professora
Nascida na comunidade da Mangueira, iniciou seus estudos na dança aos seis anos de idade, passando por projetos e escolas profissionais de dança. Começou a dar aulas em projetos e escolas, onde desenvolveu e coreografou seus próprios espetáculos, sendo premiada com suas coreografias em diversos festivais de dança. Bacharelanda em
Dança pela UFRJ, onde atuou como professora, coreógrafa e intérprete de companhias profissionais de dança. Nos últimos anos, estudou e trabalhou em companhias de dança internacionais, passando por países como Alemanha, onde integrou residências artísticas, e China, onde trabalhou como intérprete e coreógrafa por três anos, lecionando em estúdios de dança. Fundou e coordena o projeto social “Dança também é educação”, realizado na Vila Olímpica Sampaio, além de ser coreógrafa e professora da Companhia de Dança Jovem deste mesmo projeto. É sindicalizada. Modalidades que pratica em destaque: hip hop, dancehall, afro, house, break.


Nayane Fernandes   @nayanandes
Dançarina, coreógrafa, coach de movimento
Deu workshop no Rio Dance Lab.


Nicholas Do Amaral   @nickamarals
Dançarino, coreógrafo, professor
Professor do estúdio de dança @h2.house_  e do espaço cultural @_valorarte. Modalidades: dancehall e dança de salão.


Nicole Marques   @marq.ni

Dançarina
Faz parte do grupo LXM @lxmcompany.


Nívea Vitória   @ninaavit_
Dançarina
Em 2018, conheceu o projeto Street Flow e comecei a fazer aulas. Atualmente faz parte do grupo principal do projeto @projetostreetflow.


Noemi Silva   @noemi_silva_ds

Dançarina, coreógrafa
Aluna e coreógrafa do Projeto Street Flow @projetostreetflow.


Originais do Charme   @ originaisdoc

Companhia de dança
Companhia formada por dançarinos cascudos. Cascudos são os chamados dançarinos tradicionais de charme mais velhos. Todos os dançarinos da companhia têm mais de 40 anos. O repertório dos Originais é formado por passos do período clássico do charme, fruto de pesquisa dos coreógrafos Marcus Azevedo (fundador da companhia) e Eduardo Gonçalves. Foram contemplados com o edital Giros RJ, pela Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com temporada em 2024. Foram contemplados pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria de Cultura Municipal do Rio de Janeiro, e apresentaram o espetáculo Na Área, com temporada em 2023. Foram contemplados pelo edital SESC Pulsar, com temporada em 2023.



Oz Crias   @ozcrias
Grupo de dança
Grupo de passinho integrado por quatro rapazes que quatro cantam, compõem e dançam.


Paloma Oliver   @palomaochris
Dançarina
É dançarina do grupo Dança Charme e Cia. Em 2023, integrou os espetáculos Tributo e DCC10. Tem DRT em dança charme.


Paola Belmonte   @paolabelzinha
Dançarina
Dançarina da companhia Uscom   @uscom_ .



Passin Cia. de Dança    @passinciadedanca
Companhia
Passin Cia. de Dança é a junção de dançarinos de passinho e funk das periferias do Rio de Janeiro e São Paulo. Com direção de @kelsonbarroswangles e @clarinciadedanca.


Patrick Meirelles    @ptk_meirelles
Dançarino
É bailarino há 11 anos. Dá aulas em duas turmas de street dance, no estúdio de dança Selmertap. Continua estudando diversas áreas e faz aulas regulares no estúdio RioSwag. Participou do Urban Charme junto ao Gama Crew.


Paula Sathler   @paulasathler
Dançarina, professora, coreógrafa, diretora de movimento e operadora de luz
Graduanda em Licenciatura em Dança, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos em 2010 e, hoje, é formada em danças urbanas, jazz e contemporâneo. É sindicalizada. Tem experiência como professora há mais de sete anos, para diferentes faixas etárias. Já atuou em diferentes funções na produção de videoclipes como coreógrafa, dançarina, diretora de movimento, assistente de direção, roterista e filmmaker. Intérprete do “Grupo Corpos Sãos”, em 2021/2022, com direção de Tamires Serpa. Já trabalhou na TV Globo, no quadro LipSync, no programa do Domingão com Hulk (2022), com a coreógrafa Roberta Cid. Participou do prêmio “NOC- Novos Olhares Coreográficos”, com a obra “Jornada”. Foi premiada em diversos festivais como o de Joinville, Festival Inverno de Campos de Jordão e Compassos. Paula também faz parte do “Coletivo House Delas”, o primeiro grupo de house dance do Rio de Janeiro composto por mulheres. Participou e participa de eventos da cultura urbana como Hip hop District, House Dance Floripa, Encontro House, Rio Dance Lab, Rio H2K.


Paulo Mello @paulomello79
Dançarino, coreógrafo
Fundador do grupo Charme Carioca. Instrutor de charme e danças urbanas.


Pérola (Raquel Ferreira)    @raquel_perola
Dançarina
Formada em balé, é estudante de danças urbanas e afrodance. Dança desde os cinco anos de idade, mas profissionalmente são onze anos de carreira. Trabalhou com muitos artistas como Xamã, Lelle, Orochi, Bianca, Rebecca, Pocah, Lucas Carlos. Participou de festivais como Paraty, Joinville, Flip, Rock in Rio, Prêmio Multishow , Criança Esperança, Olimpíadas.


Pierre Deejay    @pierredj.ofc
Dançarino, professor, coreógrafo, DJ
Instrutor de dança charme do Projeto Intercessão, um projeto social que visa educar através da cultura e do esporte – @intercessaoprojeto.


Pietra Souza   @pietrnn
Bailarina, coreógrafa


Projeto A Força in Dança   @forca_in_danca
Grupo de danças urbanas


Projeto Cypher   @proj.cypher
Grupo de danças urbanas

 
Projeto Geração Dance/ Studio   @danceprojetogeracao
Projeto de dança e cultura


Projeto/Grupo Charme de Rua      @charmederua.oficial
Grupo de dança
Em 2020, foi criado o Projeto / Grupo Charme de Rua, com foco inicial de pesquisar, desenvolver e executar movimentos, usando a dança como manifestação artística. Foram quatro anos de ensaios, ensinamentos, aprendizados e mudanças. Destacamos as atividades a seguir realizadas pelo grupo: gravação de um vídeo coreográfico (parceria – Dj. Kaboom); participação no Dance Groove Festival (parceria – Corello DJ); workshop de dança charme, realizado no Espaço Catete (parceria – Dj Arthur); criação do projeto “Aulas de Passos Marcados”, no Parque Madureira, aproximando a dança daqueles que tem o desejo de buscar mais conhecimento; apresentação no evento “Dia do Charme”, no Parque Madureira (parceria – Instituto AVES & Dj Arthur).  O grupo ministrou o Workshop de Dança Charme no projeto – “Dança na Justiça”, promovido pelo Departamento de Sustentabilidade do PJERJ, em setembro de 2024.  Participou da Mostra de Dança Dom Bosco, realizada na Escola Matrix, em Rocha Miranda. Participou da Mostra de Dança Urban Charme, realizada no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca. Atualmente tem no elenco: Patrícia Barbosa (Instrutora 2). Dançarinos: Christina Borges, Daniela Monteiro, Ana J. Carvalho, Matheus Oliveira, Gilvaldo Barbosa, Rosângela Batista, Adelina Ignácio, Vera Bento, Marcela F., Delvair Gondran, Carmem Rocha, Daniel Cosmo, Maria Oliveira, Maria Carvalho.

 

Projeto Street Flow   @projetostreetflow
Coletivo
Projeto que pretende fortalecer crianças e jovens da comunidade através das danças urbanas.


Rafael   @pboogie_
Dançarino
Integrante do @projetostreetflow. Integrante da crew @funkeados.


Rafael Rosa   @rafael.osa
Dançarino
Seu primeiro trabalho profissional foi no videoclipe de Anna Mel ft Malia, Dentro do seu Abraço (2021) YouTube. Integra o balé da Juliette. É coreógrafo e bailarino do cantor Dornelles. É também dançarino fixo do artista Luquinhas. Integra as companhias TRIBO Q e Afroblack.  


Reflexão Urbana Crew   @r.u.crew
Companhia de dança
Projeto Independente de danças urbanas, localizado no Complexo do Alemão.


Roberto Junior Baia   @robertojuniorbaia
Dançarino
Integrante da companhia Originais do Charme. É frequentador do charme há 20 anos. Apaixonado por danças urbanas, identificou-se com o charme pelo destaque da elegância e do estilo da dança. Já integrou a Cia. Clube do Passinho e o Grupo Charme de Rua. Charme para ele é cultura, amor pela black music e sua identidade.


Rodrigo Soninho   @rodrigosoninho
Dançarino, coreógrafo, professor
Desenvolve trabalhos como coreógrafo para as marcas Nike, Coca-Cola, Trident, Diesel, Reserva. Já dançou com Anitta, Kevin O Chris e Pedro Sampaio, entre outros.
Criador do evento Rio Dance Lab @riodancelab. O Rio Dance Lab é um evento de danças urbanas, idealizado e dirigido por Rodrigo Soninho. É voltado para dançarinos amadores, jovens ou adultos, interessados em estudar a cultura das danças urbanas, apenas por apreciação ou para integrar o cenário profissional deste universo.

 


Sereno  (Rodrigo Sereno)   @sereno_dnar  @projetodnar
Dançarino, coreógrafo, professor
Dá aulas regulares de hip-hop freestyle e processos coreográficos no Espaço Lu Santos Copacabana @lsspace_oficial e no Complexo DNAR @complexodnar – um programa de capacitação e desenvolvimento de dançarinos. Tem DRT em danças urbanas. Formado pelo curso de capacitação em danças urbanas no SPDRJ, em 2014. Bacharel em Educação Física pela UniGama e Souza, em 2019, com diversos cursos de extensão sobre metodologia de ensino e reabilitação de movimento. Professor, dançarino e coreógrafo com foco de estudos no hip hop freestyle e os funk styles. Pratica dança desde 2009, tendo participado de festivais internacionais como o de Joinville, no qual foi um dos residentes do projeto “Work in progress”, em 2019, além de participações em mostras no próprio festival de Joinville e no FIH2, em 2016. Foi integrante da Cia. RioHop, durante o ano de 2019. Atualmente, integra o grupo de pesquisa em handstyles Hipotenusa, que ficou em 2º lugar na batalha de crews do evento internacional Hip-Hop District em 2023. Atuou como produtor e palestrante no Evento Movmente – evento online sobre dança e saúde no ano de 2020. Deu palestras sobre preparação física para dança no intensivo de verão da casa da dança Tati Sanchis, em 2020. Hoje, atua como diretor no projeto de pesquisas e produção de conteúdo “Dança de alto rendimento”, além de ser diretor e professor no projeto de desenvolvimento em dança hip-hop Complexo DNAR. Seu objetivo é abordar a teoria e prática para o desenvolvimento de profissionais na dança, levando em consideração uma abordagem social-profissional crítica, os fundamentos da dança e da cultura hip-hop. Trabalha com segurança do trabalho e educação física, além de dança.

 

Ruan Daumas    @ _daumas.bxd
Dançarino
Após frequentar o baile Eu Amo Baile Charme, conheceu Marcus Azevedo, coreógrafo da companhia Dança Charme & Cia. (DCC), que o convidou para integrar o grupo. Entrou na DCC em 2015.


Ryan Gustavo   @ryanngust_
Dançarino
Começou a dançar em 2017, na oficina de dança do Instituto de Educação Carlos Pasquale, onde concluiu o ensino médio. Criou, junto com um grupo, uma companhia de Danças Urbanas chamada Double Eight, na qual participaram de vários festivais, inclusive em São Paulo duas vezes. Infelizmente, a Double Eight acabou assim que Ryan entrou no Instituto de Dança Priscila Ferraz para fazer aulas regulares como bolsista integral. Lá, aperfeiçoou sua arte e conheceu Davi Avelar, que foi seu professor. A partir disso, foi convidado para participar do Projeto Cypher e em seguida para fazer parte da crew competitiva, da qual é integrante até hoje.


Ryanzin    @oficialryanzin
Dançarino, professor
Professor e intérprete do projeto Social Dança também é Educação @danca.educacao. Dançarino de passinho e funk carioca. Morador do Complexo do Alemão.


Ryuu (Andressa Lima)    @ryuu.u.u_
Dançarina
Faz parte do grupo de kpop Aurora Dg e da Cia. MOV (Movimento Underground). Dança desde os quatro anos de idade. Em 2018, retornou para a dança fazendo balé, contemporânea, jazz e urbanas.

 
Salner Barbosa    @sanlerbarbosa
Dançarina, professora
Manager e professora do Studio Cream.  @studio_cream. Tem DRT. Também dirige o @hhb.gkillaz.

 


Sarah de Oliveira Nascimento    @oliveirasarahn
Dançarina
Seu primeiro contato com a dança foi em projetos sociais, em 2016. Começou a estudar hip-hop na escola Renata Peçanha. Já fez aula de balé na escola Norte Dance e fez parte da Cia. Dance In Rio, onde participou de diversos festivais. Aprofundou seus estudos em danças urbanas nos estúdios Fresh House, H2 House e em treinos individuais, participando de workshops no Rio e em São Paulo. Atualmente, trabalha com shows, performances, clipes e dando aulas particulares. Já trabalhou com artistas, tais como WC no Beat, Ludmila, MC Rebeca, Denis DJ e Mc Poze. Continua estudando jazz funk e hip hop. Em 2021, começou uma pesquisa mais profunda em heels dance. Já deu aula nos Studio Rio Swag, Studio Cream, Pin Up e H2 House. Integrante da @kjcompany.dnc.


Sarah Dirce Araujo Melo    @sarahdamnnn

Dançarina
Atua profissionalmente na dança desde 2019. Iniciou seus estudos, em 2015, no Centro de Dança Rio, com jazz e balé. Depois, migrou para outras academias para se aprofundar nas danças urbanas, atualmente se especializando no estilo heels. Estudou em projetos como IDEBRA, Pedro Reis Training e Jessi Project, em São Paulo. Trabalhou no exterior como bailarina de circo nos Estados Unidos, no Carden International Circus, fazendo tour pelo país. Também atuou como bailarina em casas de show em Marrocos. Entre outros trabalhos dentro do Brasil, fez videoclipes com artistas como Poze do Rodo, Dennis DJ (Cria do Rio) e Lelê (Pegada de Cria). Fez participações em festivais e casas de show.
Atualmente, está cursando Educação Física na Universidade Celso Lisboa a fim de se aprofundar mais nos cuidados com o corpo para ajudar bailarinos a manter sua alta performance.


Sávio Pimentell    @groover.dc
Dançarino, professor
Integra a companhia LXM Company. Dá aulas regulares na Ferraz Dance, em Nilópolis. Outros grupos nos quais participa:  2CM&Cia, em Rio das Ostras (onde começou a dançar e dar aula); Ferraz Dance, em Nilópolis.


SDC Brasil – Street Dance Connection @sdcbrasil e @sdcbrasilcrew
Coletivo
Coletivo artístico que desenvolve uma metodologia única de danças urbanas em mais de 30 escolas de dança pelo Rio de Janeiro, além de organizar eventos voltados para a dança urbana e conexões. Seu principal evento é o Summer Intensive, que reúne mais de 50 profissionais integrados no mercado atual, possibilitando a troca com mais de 300 participantes, anualmente, em todo Brasil. O Street Dance Connection é um espaço-tempo de conexão de pessoas, práticas e saberes. Diferentes lugares, diferentes culturas conectadas pelo street dance. Um circuito de interação e aprendizagem baseada na ideia de dança para todos. Sua criação se deu através da necessidade de unir as manifestações de danças urbanas num único lugar, podendo assim, desenvolver de forma ampla suas potencialidades. O SDC Brasil é um ponto de partida para descobrir talentos, possibilitar a troca de ideias e experiências, além de transformar jovens de classes sociais distintas em protagonistas comprometidos com a sociedade em que vivem.
Mais de 13k de pessoas conectadas. Um dos valores do SDC Brasil é gerar encontros acessíveis onde se torne possível promover a dança incentivando novos e futuros profissionais. São mais de 13 anos produzindo eventos responsáveis pela descoberta de muitos talentos no meio da cultura hip hop. Djs, mediadores / apresentadores, dançarinos, professores, coreógrafos, produtores de eventos, todos integrados. São mais de 19 países envolvidos nessa proposta, dentre amadores e profissionais (dançarinos, coreógrafos, professores, críticos, pesquisadores, produtores e apreciadores em geral). A dança urbana é atual e contemporânea, por isso o coletivo é atento a todas novas manifestações, buscando reconhecer artistas e promover a conexão de saberes: hip hop, locking, popping, house, breaking, krump, stiletto, hip hop underground, jazz funk, street jazz, street funk, video dance, kuduro, hip hop swag, dancehall, ragga jam, lyrical hip hop, wacking, vogue, twerk, afro house, experimental hip hop, funk carioca, beat ya feet, Brega funk, lite feet,  free funk, amapiano e o que mais surgir.


Sevenir Junior      @ sevenirjr83
Dançarino
Foi descoberto nas pistas dos bailes de charme. Integra a companhia Dança Charme & Cia. (DCC) desde 2018.


Sofia Aranha    @sosoaranha
Dançarina
Faz aulas na Escola de Dança Petite Danse @petitedanse. Integra a equipe de cheerleading  Fogocheers @fogocheersoficial, do Botafogo.


Sonia Destri Lie    @soniadestrilie_oficial
Diretora, coreógrafa
Fundadora da Companhia Urbana de Dança.



Stefanie Martins Prado     @stefpradoms
Dançarina
Iniciou seus estudos artísticos como circense na Cia. Malungos (SER), participando também de outras companhias como Meriti Urbano, de Jaime Aroxa. Começou seus estudos de danças urbanas em projeto sociais e aprofundou-se nos estúdios de dança Studio Cream e Rio Swag. Além de mesclar com treinos de rua com seus amigos. Atualmente, tem como foco de suas pesquisas sua própria linguagem de heels. Atua, profissionalmente como professora de heels. Trabalha também em shows com artistas, faz performances, clipes e participa de premiações.


Stteyce     @sam_moo7
Dançarina, professora, coreógrafa
Integrante do @projetodancegrafia (no Cantagalo).


T_funk    @_tfunk
Dançarino
Integrante do @projetostreetflow. Integrante da crew @funkeados.


Taiane Vieira    @taivieiras
Dançarina, videomaker
Dançarina do grupo Infinity. Produtora cultural no coletivo @r.u.a_21.


Thaiane Stallone    @thay.stallone
Coreógrafa, professora, pesquisadora, bailarina
Nascida e criada na baixada fluminense, realiza trabalhos e projetos artísticos há 20 anos. Sua linguagem principal é de criação e direção de produção. Transita em terapia corporal, com foco na consciência corporal. Dançarina sindicalizada em danças urbanas. Terapeuta corporal em massoterapia e consciência corporal. Cursos e workshops: residência de danças urbanas com a Companhia Urbana de Dança; Cypher Training, com Ghel Nikaido; workshop “Mulheres no comando”, com Barbara Lima e Dani de Souza;
residência de dança afro, com Carlos Laert. Jurada do 2o festival de dança de Mesquita; em 2017. Ministrou curso em danças urbanas e stilleto, para o Instituto de Dança Priscila Ferraz. Aluna em balé clássico, jazz, sapateado. Pesquisadora e bailarina de dança contemporânea. Pratica urban modern, hip hop dance, locking, popping, house dance, waacking.


Thales Lopez    @llopezthalles
Dançarino, coreógrafo, professor
Iniciou-se no meio artístico aos 14 anos, em curso livre de iniciação teatral, com foco em interpretação, expressão corporal e técnicas de improvisação coletiva. Aos 15 anos iniciou estudo nas danças urbanas e danças acadêmicas. Foi aluno da escola Francine e Fialho por três anos. Teve passagem também pelo Conservatório Brasileiro de Dança por dois anos, nas modalidades balé, contemporâneo, jazz e dança moderna. Ministrou curso de capacitação de vogue old way e danças urbanas voltadas para hip hop old school. Integrou o elenco do espetáculo I am funk, apresentado no maior auditório da região norte do país. Foi vencedor do 11° festival Dançando com Raça: 1° lugar duo e 1° grupo de danças urbanas. Hoje integra os grupos Eagles Dance Crew e Cypher. Modalidades que pratica: waacking, hip hop, jazz funk. Possui DRT.

 
Thalya Leonel   @aylaht_
Dançarina
Dançarina do grupo de danças urbanas Giroblack. Pratica balé contemporâneo, jazz, e dancehall. Já dançou street dance, dança do ventre e samba (como passista). Modalidades que dança: charme, hip-hop, passinho e dancehall.


Thay IDD (Thayná Gonçalves da Silva Pereira)     @thay.idd
Dançarina
Faz parte do grupo – Os Imperadores da Dança. Começou em 2014. Participou da gravação da série Encantados, da Globoplay. Participou da Batalha da Red Bull Bc One Camp Brazil, em São Paulo, 2022. Participou do evento Challoween, da cantora Pocah, na Fundição Progresso. Participou do espetáculo Lebai com os Imperadores da dança. Lebai significa Baile ao contrário e essa grande experiência foi realizada em Goiânia. Participou do videoclipe “Lança da Fadinha”, do Mc 2Jhow oficial. Ministrou dois workshops, na UERJ, no evento CalourArte. Participou do “Funk – Relíquia da Periferia”, com o Instituto Kondzilla. Participou do espetáculo “Funk no Municipal”, no Theatro Municipal de São Paulo, junto com o grupo Os Malokas. Modalidades que dança: passinho foda, jazz funk.


Ton Novais   @tonnovais

Dançarino, coreógrafo, professor. Dançarino da Anitta. CEO do Eagle Dance Studio @eaglesdancestudio, na Zona Oeste. Diretor da companhia Eagles Dance Crew.


União dos Charmeiros de Madureira    @ucmdance
Companhia
Companhia de dança charme dirigida pelo coreógrafo Eduardo Gonçalves.


Vera Bento    @vera_verabento
Dançarina
Integrante do grupo Charme De Rua @charmederua.oficial. Pratica dança charme. Apresentou-se no Urban Charme. Faz aulas com os coreógrafos Marcus Azevedo e o Lucas Leiroz.


Victória Vilma    @oevicc
Dançarina
Foi descoberta nas pistas dos bailes de charme. Integra a companhia Dança Charme & Cia. (DCC) desde 2023.


Vini Santos   @vini_santos11
Dançarino, coreógrafo, professor
Integra a @sdcbrasil. Dá aulas na @viva_ladanse (academia).


Vinicius Machado   @viniciusmachadon
Dançarino, professor e coreógrafo
Iniciou seus estudos com 15 anos nas acadêmicas (jazz, ballet, dança moderna e contemporânea). Com o tempo, migrou para as danças urbanas e especializou-se em jazz funk e heels, que são as modalidades que leciona hoje em dia. Dá aulas na academia Tereza Petsold e no Estúdio Monteiro. Mantém uma rotina de treino e estudo fora das suas aulas para se manter atualizado. Foi integrante da companhia de jazz profissional Expressão (Cia. Tereza Petsold). E, atualmente, participa do grupo de danças urbanas Gama Crew. Gosta de produzir vídeos para suas redes sociais e participa de festivais competitivos dentro e fora do Rio de Janeiro. É sindicalizado.

 
Vitinho Gama    @vitinhogama

Dançarino, coreógrafo, professor
Diretor da Gama Dance Crew @gamadancecrew.


Vyctor Moraes    @vyctor_moraes  
Dançarino
Integra a UCM (União dos Charmeiros de Madureira) @ucmdance.


Wanderley Canedo   @wanderleycanedo
Dançarino, coreógrafo, personal trainer


Washington Arantes    @waasarantes
Dançarino, professor
Integrante da companhia @gamadancecrew. Professor do Studio de Dança Elevarte @studioelevarte e do Centro Cultural Tania Larrubia @cctanialarrubia.


Will Gustavo   @euwillgustavo
Diretor, professor, diretor de movimento
Ceo da @zonaxcrew. Instrutor do @intercessaoprojeto.


William de Goes Ribeiro   @williamgribeiro

Dançarino, professor, pesquisador
Integrante da companhia Originais do Charme. É apaixonado por dança desde criança. Entre as diversas modalidades que pratica, o charme e as demais danças urbanas ocupam um lugar especial. William destaca o popping, estilo que chama sua atenção há mais de 20 anos, sendo um modo seu de expressão artística (o popping é um estilo de dança funk original). Já deu aulas de dança e foi coreógrafo. Hoje, atua como pesquisador e professor universitário, além de dançarino.


Wuinie Adelaide    @wuinieadelaide
Dançarina
A jornada na dança começou aos nove anos e, desde então, vem explorando diversos estilos, como street dance, pop, hells. Já teve a oportunidade de se apresentar no Festival de Dança de Paraty e no Festival de Dança de Saquarema. Cursa graduação em Serviços Sociais. Teve a experiência enriquecedora de dar aulas de dança no DEGASE , num projeto reeducacional. Atualmente, está envolvida num projeto social onde ensina dança para jovens da sua comunidade. É apaixonada por unir a dança ao serviço social e por ajudar a transformar vidas através da arte.

 

 

Xperience
Grupo
Grupo que tem como coreógrafo Lucas Leiroz. O grupo apresentou-se no Urban Charme 2024.

 


X – Plosion    @_xplosion0
Coletivo
Coletivo de performances de dança.


Xandy Neguitto    @xandytto
Dançarino
Foi descoberto nas pistas dos bailes de charme. Integra a companhia Dança Charme & Cia. (DCC), desde sua primeira formação, em 2012.


Yasmin Almeida   @almeyass
Dançarina, coreógrafa e professora
Possui experiência em jazz, contemporâneo, jazz funk, heels e principalmente em danças urbanas. Cursa Bacharelado em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui DRT em danças urbanas. Bolsista pela UFRJ em Iniciação Artística e Cultural (PIBIAC). Pesquisadora de danças urbanas publicada pela Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), menção honrosa na SIAC UFRJ 2023 e professora de danças urbanas no projeto de extensão Comunidança desde 2020. Ministra aulas em academias e escolas de dança na cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência em produção de eventos nos âmbitos de iluminação, figurino, maquiagem, pré e pós produção, apoio, e mídias. Ex-intérprete do grupo cover Now United Brasil, no qual experienciou shows por todo Rio de Janeiro e do grupo de hip hop 9lug (lê-se Plug), coordenado pelo coreógrafo e diretor Rodrigo Soninho. Trabalhou como intérprete em comissão de frente, com Leandro Azevedo, no grupo especial e acesso. Integrou o elenco artístico da obra internacional “Rope”, na inauguração da Nova Bienal no Museu do Amanhã, em 2023. Foi intérprete no workshop Rio Dance Lab 2023. Trabalhou também com artistas internacionais como Now United, Lef Spincemaille e nacionais como Jotta A, Valesca Popozuda, Pedro Sampaio e outros. Dá aulas regulares de danças urbanas nos espaços Escola de Dança Slava Goulenko, Espaço Q Dança, RM Dance Project, Colégio Martim Pescador e no Comunidança UFRJ.


Yas Santos   @yas.santos___
Dançarina
Integrante do Projeto Cypher @proj.cypher.


Zay Brumado   @zaine.alves
Dançarina
Iniciou nas danças urbanas em 2019, quando integrou o projeto Street Flow (@projetostreetflow). Desde então, vem estudando por conta própria as diversas modalidades das danças urbanas, principalmente hip hop, house dance e jazz funk. Atualmente, dá aula no projeto de danças urbanas dentro do parque Julio Delamare, no Maracanã. E também no projeto social Dança Também é Educação (@danca.educacao9), no Engenho Novo. Cursando capacitação em danças urbanas no ConDança.


Ziizs @ biaziizs
Dançarina
Faz parte do Grupo IrajaCrew, onde exerce a liderança, e do Grupo Cypher. Dá aulas em dois estúdios: no Steps Studio de Dança (para uma turma teen de danças urbanas e para uma turma teen de kpop), e no Studio de Dança Eagles, para uma turma avançada de coreografia (em Bangu). Fui presidente do Departamento de Dança Ana Reis (IFRJ – Maracanã). Estuda danças urbanas há sete anos e treina todos os dias. Fez parte do estúdio Aline Araújo.  Treina regularmente com o professor Davi Avelar e participa de workshops. Participa também de showcases.


Zona X Crew  @zonaxcrew
Companhia de danças urbanas
Idealizada e dirigida por Will Gustavo, a X-Team Dance, foi fundada em 2020, no bairro de Irajá. Um grupo independente organizado por jovens que se reúnem para fazer aulas de danças urbanas, treinar movimentos, pesquisar e criar coreografias. Em suas primeiras apresentações, o grupo encantou seu público com muita animação e criatividade, trazendo performances de tirar o fôlego. Desde então, o grupo não parou e começou a realizar apresentações em escolas, espaços culturais e mostras de dança pela cidade do Rio de Janeiro. O grupo já é conhecido pelo bairro e em todo o Rio de Janeiro entre os integrantes da cena da dança. Com o intuito de crescer e ganhar reconhecimento, a X-Team alterou seu nome para Zona X, quando começou a promover conteúdos nas suas redes sociais, com clipes independentes com tributos a artistas, como: Ludmilla, IZA, Glória Groove e Anitta. Não satisfeito, o grupo decidiu participar de festivais e mostras competitivas na cidade do Rio de Janeiro, levando sua arte e adquirindo premiações.